Scorsese dá uma aula sobre cinema durante o Festival de Cannes

Atualizada em 27/03/2022 às 14h01

SÃO PAULO - O diretor de cinema Martin Scorsese ministrou nesta quinta-feira uma aula sobre cinema no 60º Festival de Cannes, em um auditório abarrotado onde podiam ser vistos "alunos" famosos como seus colegas Quentin Tarantino e o francês Claude Lanzmann.

Recebido com uma grande ovação pelo público que lotava a sala sentando-se inclusive nas escadas de acesso, o mestre nova-iorquino relatou durante uma hora e meia suas experiências cinematográficas desde seu começo até o filme "Os infiltrados", que lhe deu em fevereiro seu primeiro Oscar como diretor.

Scorsese, nascido em um bairro de imigrantes italianos de Nova York, falando sobre sua paixão pelo cinema, explicou: "não tive escolha", seguindo um afã juvenil para agradar seus pais.

"Primeiro me senti atraído por alguns filmes concretamente, quase sempre pelos atores", do que sucedeu uma "obsessão por colecionar, primeiro esses filmes, depois qualquer filme, e depois os cartazes", disse o diretor americano.

Também lembrou seus estudos de cinema em Nova York, embora com uma mensagem muito clara: "Só se pode aprender a fazer cinema fazendo, dirigindo essencialmente, mas também trabalhando em outros ofícios", como montagem, que aprendeu no início de sua carreira.

Após suas primeiras obras, conseguiu que seus pais pensassem em que se dedicar ao cinema "não era uma idéia tão louca, porque tinha gente que tinha gostado" de seus filmes.

Informações do G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.