O futebol invadiu o Festival de Cannes. Saiba como.

Globo Online e Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

CANNES, FRANÇA - Que Pelé e Maradona tinham um futebol de cinema qualquer fã do esporte sabe. E se o tempo não permitiu que eles continuassem apresentando seu talento nos gramados, a sétima arte se transformou no campo ideal imortalizar as jogadas geniais que os dois protagonizaram pelos estádios do mundo.

O documentário 'Pelé Eterno' está em cartaz no Festival de Cannes deste ano e o Atleta do Século já está na cidade francesa para acompanhar a exibição do longa. E o ex-craque argentino também vai a Cannes esta semana, para se encontrar com o diretor sérvio Emir Kusturica, que está rodando um longa-metragem sobre sua vida.

'Pelé Eterno', de Aníbal Massaini Neto, conta a história do 'Rei do Futebol', com imagens raras da carreira do único jogador campeão de três Copas do Mundo. Enquanto o filme de Kusturica não fica pronto, os fãs de Dieguito podem assistir a 'Amando a Maradona', um documentário de Javier Vázquez em que o ex-camisa 10 da seleção argentina fala sobre sua trajetória pelos gramados mundiais. O filme, porém, não faz parte da seleção oficial do festival francês.

Mas a invasão do futebol em Cannes não se restringe a Pelé e Maradona. A 58ª edição do festival apresenta diversas obras envolvendo o esporte mais popular do planeta, como 'Real, o filme', uma mistura de documentário e ficção sobre o time espanhol Real Madrid, um dos mais importantes do planeta.

Real, Torino e Copa de 1950 em cartaz em Cannes

Também estará em cartaz no festival francês o documentário 'Zidane: a 21st century portrait', feito com 15 câmeras que acompanharam cada passo do meia francês durante uma partida do Real Madrid no Estádio Santiago Bernabeu, incluindo imagens feitas por duas câmeras de alta resolução usadas até então apenas pelas Forças Armadas dos Estados Unidos.

Em Cannes, duas comédias espanholas também tem o futebol como pano de fundo: 'The longest penalty in the world' e 'Romeo and Juliet get married', que fala de como a rivalidade Real Madrid e Barcelona pode influenciar uma relação matrimonial. Outro filme sobre futebol em cartaz na mostra é 'She's the man', que conta a história de uma adolescente que se passa por menino apenas para poder jogar no time de futebol da escola.

Episódios marcantes da história do futebol serviram de enredo para três produções que poderão ser vistas em Cannes: 'Now and Forever', sobre o acidente de avião que matou quase todo o time do Torino, da Itália, em 1949; 'The great match', em que três torcedores fazem de tudo para assistir à final da Copa de 2002; e 'The game of their lives', sobre a épica - para os americanos - vitória dos Estados Unidos por 1 a 0 sobre a Inglaterra na Copa de 1950, no Brasil - algumas cenas deste filme foram rodadas no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, que foi remodelado para ficar parecido com o Independência, em Belo Horizonte, onde foi realizada a partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.