Brasil vai ter mais 120 salas de cinema em 2005

Jaime Biaggio - O Globo/Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h54

RIO - Ao menos 120 novas salas de cinema deverão ser abertas no Brasil em 2005. O levantamento foi feito pelo site Filme B. A lista divulgada inclui as seis salas do Arteplex da praia de Botafogo, que Adhemar Oliveira (ex-sócio do Grupo Estação) e Leon Cakoff (organizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) abrirão em fevereiro onde antes funcionavam os cinemas Coral e Scala.

No levantamento, chama atenção o crescimento do circuito de arte. O Grupo Espaço de Cinema inaugura em 2005 os arteplex do Rio, Salvador e Recife. Já o Grupo Estação terá quatro salas no Shopping da Gávea, com abertura prevista para o mês de setembro.

O crescimento é reflexo da entrada de operadores estrangeiros de multiplex no mercado brasileiro, que até os anos 1990 era dominado pelo capital nacional. Hoje, o setor conta com quatro empresas internacionais (Cinemark, UCI, Box Cinemas e Hoyts), cujos investimentos, em maior ou menor escala, contribuíram para ampliar o mercado. Em quantidade de salas, a participação estrangeira é de 24% e, em público, a percentagem é de 34%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.