Banda Matões do Norte é atração da 4ª Tocata de bandas e fanfarras do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

No próximo dia 22 de Novembro, dia de Santa Cecília, padroeira da música, a cidade de São Luís vai assistir, a partir das 16h, o desfile oficial da 4ª edição da Tocata de Bandas e Fanfarras do Maranhão, que reunirá diversas bandas marciais e musicais de cidades maranhenses destacando entre elas, a Banda Musical de Matões do Norte. Criada no dia 20 agosto deste ano, a Banda Musical da cidade de Matões do Norte (Bamumano), regida por Davi Matos Ribeiro e Oziel Matos confirmou presença na Tocata, onde vai fazer sua primeira apresentação fora do seu município.

Elaborado pelo Secretário de Cultura de Matões do Norte, José Cândido de Araújo, o projeto da banda musical recebeu um kit de bandas viabilizado pelo Governo Federal. Em todo o Maranhão, somente 10 bandas receberam os kits. Foi assim que surgiu a banda, formada principalmente por 60 crianças e adolescentes que executam um repertório formado por boleros, hinos, marchas e dobrados. A primeira apresentação ofical da banda foi no dia 7 de setembro, durante as comemorações locais da Independência do Brasil.

Mantida pela Prefeitura de Matões, sob administração de Hilton Rocha, a banda é formada pela Guarda de Honra, Cartel (que carrega o estandarte como nome da banda), Corpo Coreográfico, formado por balizas e dançarinos e o Corpo Musical. A banda se apresenta em um formato chamado de meia-lua, em forma da letra U, onde, nas laterais fica o corpo musical, cartel e a guarda de honra e ao centro, o corpo coreográfico. Ao final da apresentação, a banda retorna a posição de desfile.

Com regência de Davi Matos Ribeiro, 26, clarinetista formado pela Escola de Música do Maranhão e Oziel Matos, trompetista com formação clássica e popular, a Bamumano ensaia quatro dias na semana, em turmas pela manhã e a tarde. A noite, é feito um ensaio geral com todos os integrantes. A principal dificuldade que a banda tem hoje é a limitação do repertório, formado por poucas músicas. “Mas nós estamos estudando, mantendo contatos com outras bandas para aumentar o nosso repertório”, observa Davi Matos.

Única banda musical do Maranhão com corpo coreográfico e cartel, a Banumano “tem plano de lançar um CD nos próximos três anos e formar uma banda mirim, levando a música instrumental para crianças que tem pouco acesso à música clássica, erudita e instrumental”, explica Oziel Matos. A 4ª Tocata de Bandas e Fanfarras do Maranhão recebe inscrições até o dia 14 de novembro, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782-Centro). Fone: 231 2887 e 232 3901, em horário comercial.

A 4ª Tocata de Bandas e Fanfarras do Maranhão é um projeto de extensão do Departamento de Assuntos Culturais da PREXAE/UFMA com apoio da Amazônia Celular. Tem como principal objetivo estimular a descoberta e divulgação de novos talentos na área de música instrumental, dando a oportunidade a Bandas e Fanfarras mostrarem seus trabalhos. A Banda Musical Matões do Norte, cidade localizada há pouco mais de 100km de São Luís, surgiu a partir de um projeto da Secretaria de Cultura da cidade encaminhado ao Ministério da Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.