Blumenau tem alto índice de câncer de pele

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove hoje uma campanha de prevenção ao câncer de pele, com objetivo de prestar informações sobre a doença e formas de proteção. Segundo o vice-presidente da entidade em Santa Catarina, Vicente Oliveira, a exposição prolongada e repetida ao sol é a principal causa desse tipo de câncer. Por isso, a campanha também alerta os profissionais que trabalham diariamente ao ar livre, como agricultores, pescadores ou carteiros, sobre a necessidade do uso de protetor solar, chapéus ou bonés.

As pessoas de pele e olhos claros estão mais sujeitas à doença, e como existe um grande número de descendentes europeus em Santa Catarina, o índice de casos é elevado, com destaque para Blumenau, onde são registrados cerca de 300 casos anualmente para cada grupo de 100 mil habitantes. Preocupados com o problema, os vereadores da cidade aprovaram um projeto de lei propondo que o protetor solar seja caracterizado como medicamento e distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vicente Oliveira destacou que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e cura do câncer de pele. Além de usar protetor solar, evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10h e 15h, o médico alerta que as pessoas devem ficar atentas aos sinais da doença, como alterações de cor, textura e tamanho de sinais e pintas, com sangramentos, dor ou coceira. A campanha é desenvolvida em várias cidades catarinenses, como distribuição de folhetos e orientações à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.