Bactéria da úlcera viveria no corpo humano há 11 mil anos

Revista Galileu

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Uma bactéria descoberta há apenas duas décadas pode estar alojada no aparelho gástrico humano há pelo menos 11 mil anos. Uma pesquisa publicada na revista científica “PNAS”, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, defende que a Helicobacter pylori pode ter chegado à América junto com os primeiros povos nômades.

A bactéria, de formato espiralado, é associada ao desenvolvimento de úlceras e câncer estomacal. Ela vive no aparelho gastrointestinal, abaixo da camada de muco, onde pode sobreviver por décadas, e está presente em cerca de 50% da população.

O primeiro registro da presença de uma bactéria desse tipo no estômago foi feito em 1893, mas a Helicobacter pylori só foi isolada quase um século depois.

Estudos recentes apontavam que o surgimento da H. pylori no continente americano estaria relacionado à chegada dos europeus no século XV. A nova pesquisa, conduzida por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, registrou fortes evidências de que a introdução da bactéria deve ter acontecido durante a migração asiática, há milhares de anos, e foi passada de geração a geração entre os povos indígenas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.