Maranhense selecionada para companhia

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

O Maranhão mantém a sua tradição de centro exportador de talentos da dança para o mercado nacional. Desta vez, o destaque é a bailarina Solange Costa, selecionada para compor o grupo de dança do ventre da Casa de Chá Khan el Khalili, em São Paulo, a mais renomada do país.

Os movimentos suaves e a elegância de Solange impressionaram os jurados durante a seleção, fazendo com que a maranhense se tornasse a única bailarina do Nordeste aprovada no concurso em 2002.

Nour el Shams - nome artístico de Solange Costa, que significa luz do sol – prepara-se para seguir viagem rumo à capital paulista, onde participará, no dia 8, do aniversário de 20 anos da Khan el Khalili. Além desse compromisso, ela também marcará presença no Workshop de Dança do Ventre, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, em São Paulo. O evento reunirá, além das brasileiras, dançarinas da Argentina e do Egito.

A seleção para o ingresso na Khan el Khalili, segundo Solange, foi criteriosa. Após enviar vídeo, álbum de fotos e currículo, ela teve que enfrentar cerca de 200 candidatas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso. O processo de seleção demorou cerca de quatro meses e só foi concluído no dia 20 de outubro. “Os jurados avaliam aspectos como entrada em cena, elegância, agradecimento e até mesmo a saída de cena da dançarina”, explica. “Felizmente, o esforço valeu a pena, já que entrar para a Khan el Khalili sempre foi um sonho pessoal”, afirma.

A bailarina aponta outra dificuldade que teve de enfrentar durante a seleção. “Cada concorrente teve que enumerar três músicas, para que os jurados escolhessem uma para ser tocada na sua performance. Das três que relacionei, foi escolhida justamente a mais difícil. Mas como já sabia da dificuldade da melodia, que exigia que a dançarina variasse os estilos, me preparei com mais afinco para ela. Por isso, consegui me sair bem”, relata. Conhecidas as vencedoras, o grupo se apresentou dia 20 de outubro, na Noite do Harém, festa organizada pela casa.

APERFEIÇOAMENTO - Apesar do status que já atingiu no cenário nacional da dança do ventre, Solange Costa diz que não pensa em parar de se aperfeiçoar. “Sou perfeccionista e sinto-me na obrigação de buscar aperfeiçoamento no que faço para jamais decepcionar aqueles que foram meus mestres e até mesmo minhas alunas”, assinala Solange, que além de ter a sua própria sala, dá aulas em várias academias, ministra palestras, oficinas e exposições dentro e fora do estado. “A novela O Clone, da Globo, deu um impulso muito forte à dança do ventre na capital maranhense, que hoje conta com uma grande quantidade de adeptas”.

Especializada há seis anos em dança do ventre, Solange Costa tem sólida formação em balé clássico. Iniciada no tablado desde os 7 anos, pelo professor Reynaldo Faray, ampliou seus conhecimentos com a bailarina russa Eugênia Feldorova, maitre do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Já trabalhou também com coreógrafos e dançarinos de renome, como Carlinhos de Jesus e Jaime Aroucha. “Gosto de enaltecer aquelas pessoas com quem aprendi, principalmente o professor Reynaldo Faray, que considero um mestre”, enfatiza a bailarina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.