Quase tudo pronto para o Marafolia

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

São Luís já está em contagem regressiva para o Marafolia 2002, que começa sexta-feira, 18, e só termina na madrugada do dia 21. No último ensaio, realizado no Circo do Marafolia (Calhau), sábado, os foliões se mostraram prontos para aproveitar o carnaval fora de época e demostraram que estão por dentro das novidades que os aguardam este ano no corredor da folia.

As bandas convidadas para animar a festa - Atrasamba, Young Samba, Kimalícia, Futuro do Samba e Contramão - se revezaram no palco e mostraram ao público tudo o que entendem de axé.

Pela primeira vez na história da micareta maranhense, nove bandas irão se juntar às outras atrações oficiais durante as três noites de badalação na avenida Litorânea. Segundo Carlos Márcio, integrante da banda Futuro do Samba, a oportunidade está sendo abraçada da melhor forma possível pelos rapazes que estão iniciando suas carreiras integrando bandas locais.

Expectativas - “As expectativas são as melhores possíveis. Nosso repertório está bem eclético e queremos apresentar na avenida não somente o axé, mas o forró, o calipso e outros ritmos para inovar. Para isso, participamos de todos os ensaios realizados aqui no Circo, pois queremos fazer uma bela apresentação na avenida”, disse Carlos Márcio.

Durante as apresentações das bandas, a produção do Marafolia aproveitou a oportunidade para divulgar aos foliões as últimas notícias sobre a venda de abadás na sede do Marafolia. “A partir desta segunda-feira (hoje), os foliões que estão interessados em desfilar no bloco Nana Banana poderão adquirir o kit na sede do Marafolia, pois, atendendo a pedidos, providenciamos um lote extra de abadás do Nana. E quem for ao Monumental vai sair de lá já com seu kit em mãos”, garantiram Dulce Britto e Walfredo Dantas, organizadores do Marafolia.

Campanha - Walfredo Dantas revelou ainda que a abertura oficial do Marafolia 2002 será dedicada especialmente à campanha ‘O Maranhão pela paz’, que estará sendo amplamente divulgada através do carro de apoio do bloco Abarca aos foliões desde a concentração até a dispersão.

De acordo com Dantas, o engajamento do Marafolia nesta campanha é total desde o início do ano e continuará até o fim. Prova disso é que todos os abadás trarão um selo especial alusivo à campanha ‘Violência não é legal’.

“Esse é um dos melhores selos que o Marafolia já teve em seus oito anos de existência. É uma grande honra participar desta campanha do Tribunal de Justiça. Queremos, independente do apoio dos órgãos de segurança, conscientizar o cidadão maranhense para que ele trabalhe conosco na construção da paz e que essa onda de violência não tome conta dessa ilha, que não é somente a Ilha do Amor, mas é a ilha da amizade, da felicidade e da alegria”, destacou Walfredo Dantas.

Este ano o carnaval fora de época irá fazer a festa da população de forma ainda mais abrangente do que vem fazendo nas edições anteriores. O Marafolia 2002 será a festa da paz, da oportunidade, da alegria e principalmente da solidariedade. Solidariedade esta que será posta em prática pelos próprios foliões, que estarão engajados em mais uma campanha criada pela equipe da micareta. É a campanha ‘Um Espetáculo de Cidadania’, que consistirá na doação de abadás na última noite de festa para que sejam transformados em peças de roupas infantis.

Parceria - O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), entidade que será a ponte entre os foliões e dezenas de crianças carentes assistidas por creches da cidade. Durante o ensaio, os jovens se mostraram conscientes da importância da campanha.

“Acho que a campanha é muito importante porque envolve pessoas carentes. E já que somos cidadãos, temos o dever de participar e de ajudar a quem precisa muito mais do que nós”, opinou a estudante Michelle Figueiredo da Silva, de 23 anos, que estará no bloco Nana Banana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.