Brasileiro diz ter feito descoberta que facilitará vacina contra Aids

Roberto Samora, do GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

SÃO PAULO - O médico patologista brasileiro Ricardo de Oliveira patenteou nos Estados Unidos e na Europa a descoberta de uma subclasse de imunoglobulinas que, segundo ele, possui ampla aplicação no diagnóstico e na terapêutica de doenças causadas pelo HIV, o vírus da Aids.

Diretor do laboratório Salomão & Zoppi, de São Paulo, Oliveira registrou a patente - um feito inédito para um brasileiro que pesquisa a cura para a Aids - juntamente com os cientistas franceses Jean-Claude Chermann, co-descobridor do HIV, e com Camille Haslin.

A equipe, que reúne ainda outros sete profissionais de vários países do mundo, sob a liderança de Chermann, acredita que a descoberta da subclasse de imunoglobulinas que reage contra o R7V (parte específica do vírus) pode também abreviar o tempo para se chegar à vacina contra a Aids.

Segundo o médico brasileiro, o anti-R7V é um anticorpo pertencente à subclasse IgG3. Oliveira salienta que foi descoberto um tipo novo de IgG3, "diferente daqueles que a gente conhece, com um peso molecular muito menor". Tal anticorpo está presente no organismo de pessoas que não desenvolvem a Aids.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.