Poesia em primeira seletiva

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Começará hoje mais um Festival Maranhense de Poesia. Promovida pela UFMA, a 16ª edição do evento contará com a participação de 22 concorrentes, que se apresentarão, a partir das 17h, no palco Reynaldo Faray, do Palacete Gentil Braga (Centro). Esta é a primeira das cinco eliminatórias do festival.

Ao todo, são 110 poemas selecionados. De cada eliminatória, serão indicados cinco poemas para a finalíssima, sendo quatro por mérito literário e um por interpretação. Os selecionados comporão o quadro de participantes da grande final, marcada para acontecer no mês de novembro.

Depois de hoje, a programação do festival prosseguirá nos dias 20 e 27 deste mês. Em outubro, as sessões poéticas serão realizadas nos dias 11 e 18. A final será dia 1º de novembro, no teatro João do Vale (Praia Grande) e reunirá 25 concorrentes.

O objetivo do evento, que conta com o patrocínio da Amazônia Celular e do Ministério da Cultura, é lançar novos poetas no cenário literário da cidade, assim como apresentar a produção de autores conhecidos e incentivar o intercâmbio entre gerações.

Um júri técnico escolherá os três primeiros colocados por mérito literário. O melhor interprete será indicado tanto pelo júri técnico quanto pelo júri popular. Os primeiros colocados receberão o troféu José Chagas de Poesia, uma estatueta idealizada pelo designer Eduardo Sereno, que se inspirou no rosto do poeta paraibano, que tem o Maranhão como sua terra.

O evento é aberto a autores residentes no país, com qualquer idade, desde que não tenha livro de poesia publicado. Cada concorrente inscreveu apenas um poema, com um limite de duas laudas. O festival é uma das muitas atividades desenvolvidas pelo DAC da UFMA em prol das artes e da literatura no Maranhão, a exemplo do Festival Maranhense de Coros, Guarnicê de Cinema, Mostra de Canto Lírico e Programa de Apoio às Artes Plásticas.

O diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, Euclides Moreira, afirma que para a etapa final serão constituídos dois júris técnicos. Um julgará os poemas pela qualidade técnica e, um outro, formado por pessoas ligadas ao teatro, ficará encarregado de avaliar a interpretação dos concorrentes. “Quem marcar presença, contemplará um misto de poesias com belas encenações teatrais”, afirma Euclides Moreira.

Serviço

Evento: 16º Festival Maranhense de Poesia

Quando: Hoje, às 17h

Onde: Palco Reynaldo Faray, do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro)

Entrada franca

Concorrentes de hoje

Tudo de Mim, de Francisco de Assis Vieira

Apertando o Botão, de Eduardo Luís Brito Patrício

O Monstro, de Raimundo Nonato Penha Soares

Páginas, de Mariana Bezerra da Rocha

Grito de Alerta e de Dor, de Erisvaldo Montes dos Santos

Somos Iguais, de Washington Geraldo Duarte

Difícil é Viver, de José João Ribeiro Rodrigues

Sinestesias do Reflexo, de Mateus Gato de Jesus

A Alma de um Poeta, de Graciene Costa Lima

Nada Além Disso, Kpler Ribeiro Sousa

Sem Teto, de Juliana dos Santos Costa Zenni

Vitrine, de Francisco José Pinheiro Gomes

Vale da Revolta e o Vale do Aborto, de Mauro André da Silva Coêlho

Poesia Você, de Maria José Siqueira Cruz

Poema Literário, de George Alberto de Assis

Despedida, de Jefferson Passos Menezes Ribeiro

Despido de Viver, de Carlos Eduardo Pinto Costa

A Prece Cósmica, de Alberto Juracy Pessoa Sobrinho

Lembranças, de Elizandra Rocha Araújo

Retalhos, de Luiz Carlos Nogueira

Sagrado Amor, Amor que vai... Textura de Amor, de Antônio José Frazão Rego Pinheiro

Alcova do Coração, de Maria Hélia Cruz de Lima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.