Mutirão de Catarata no HU: recuperando visão da população

- Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O Hospital Universitário Presidente Dutra realiza no próximo sábado, 14 de setembro, o segundo Mutirão da Catarata deste ano. O atendimento que inicia às 7 horas da manhã se estenderá até às 15 horas e é totalmente gratuito e não precisa marcar consulta. As pessoas que têm sua visão prejudicada pela catarata devem procurar o hospital para realizar a consulta e todos os exames requisitados para a cirurgia da catarata serão efetuados no próprio hospital.

A partir de agora, o mutirão da catarata acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados. Além desses dias, pessoas com catarata são atendidas também de segunda à sexta-feira, manhã e tarde, na sala 07, no ambulatório da Unidade Presidente Dutra. Uma equipe integrada por oftalmologistas, enfermeiros, auxiliares e anestesistas estarão prontos para atender toda a demanda do dia.

O que é a catarata

A catarata se apresenta com embaçamento do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. Não há medicamentos que curem a catarata. A sua remoção cirúrgica seguida de implante de uma lente intra-ocular é a melhor maneira de se restaurar a boa visão.

No passado, a cirurgia de catarata era realizada sob anestesia geral, com internação de diversos dias e era considerada de alto risco. Hoje, é feita com anestesia local e às vezes uma leve sedação para que o paciente se sinta relaxado. A recuperação é rápida e, geralmente, a permanência na clínica oftalmológica após a cirurgia é de apenas algumas horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.