Hemomar conscientiza população

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Preocupado com o baixo número de sangue em estoque, o Hemomar está levando informações para as pessoas que queiram se tornar doadoras.

Para tanto, está reativando da linha 0800-280-6565 e com campanhas educativas levadas até a escola.

- A necessidade da conscientização da importância de se doar sangue tem que começar desde cedo na pré-escola.

Por isso, estamos realizando periodicamente palestras nas instituições de ensino de primeiro e segundo graus da rede pública e privada para que a criança e o adolescente de hoje sejam os doadores do futuro”, explica a Supervisora da Hemomar, Ana Ranoy.

Segundo ela, o Hemomar possui uma média mensal de 3.000 a 3.500 doadores, mas ainda encontra dificuldades em manter uma faixa de segurança para garantir o estoque mínimo de sangue, já que nos períodos de férias e festas há uma demanda muito grande de sangue e baixa no número de doações.

Para incrementar a coleta interna o órgão realiza a coleta externa, indo em busca de doadores nas escolas, nos bairros, empresas e também em outros municípios.

Durante a semana, por exemplo, a coleta externa está sendo realizada no 24º BC, das nove às onze horas da manhã. Lá ficam até o dia 6, sexta-feira.

O material coletado é avaliado previamente pela supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, que testa se o sangue não está contaminado com doenças infecto-contagiosas como hepatite B, hepatite C, Sífilis, Chagas, HIV, HTLV em testes de altíssima sensibilidade.

No caso de todos os testes darem negativos esse sangue pode ser transfundido para o paciente em que haja indicação médica de transfusão de acordo com o estado do receptor.

Para garantir ainda mais eficácia na realização desses testes o Hemomar está implementando o laboratório de Biologia Molecular para fazer os testes para detectar o vírus diretamente.

Atualmente os testes em uso detectam a presença de anticorpos.

“Ao fazer a doação de sangue a pessoa fornece todos os seus dados e com isso, automaticamente, é cadastrada no banco de doadores do Hemomar, e se precisarmos novamente dele para outra doação entramos em contato através de carta convocando-o para nova doação depois de um período de dois a três meses, que é o tempo de recuperação”, esclarece Ana Ranoy.

“Precisamos que a sociedade desperte ainda mais o seu lado solidário e ajude quem precisa continuar vivendo com boa saúde”, finaliza a supervisora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.