Cinema

Abertas as inscrições para o 46º Festival Guarnicê de Cinema

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro.

Na Mira

Atualizada em 23/01/2023 às 07h19
A edição deste ano do Festival Guarnicê de Cinema será promovida dos dias 9 e 16 de junho.
A edição deste ano do Festival Guarnicê de Cinema será promovida dos dias 9 e 16 de junho. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições para a 46º edição do Festival Guarnicê de Cinema, que neste ano, mais uma vez, ocorre em formato híbrido, com exibições presenciais em São Luís e de forma on-line. As inscrições podem ser feitas no site guarnice.ufma.br até o dia 11 de fevereiro, de forma gratuita.

A edição deste ano do Festival Guarnicê de Cinema será promovida dos dias 9 e 16 de junho, no âmbito do São João maranhense, um dos mais tradicionais do país. O Guarnicê aceita produções finalizadas a partir de junho de 2022 e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do festival.

Mostras competitivas

Cineastas de todo o país podem concorrer nas mostras competitivas nacionais de filmes de longa e curta-metragem. Realizadores ibero-americanos e de países de língua portuguesa também podem participar, desde que os filmes sejam falados, dublados ou legendados em português. As mostras competitivas maranhenses são de videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário, além de longa e curta-metragem. 

Premiação

Entre os prêmios ofertados estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que receberá R$ 20 mil, e o de melhor curta nacional, que será premiado com R$10 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destinará dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Outros detalhes sobre a premiação, assim como todas as informações do Guarnicê, podem ser encontrados no regulamento do festival.

A programação do festival abrange exibições de mostras competitivas e paralelas e ações formativas diversificadas, como oficinas, palestras, workshops, além do seminário Ciência Cine Guarnicê. Todas as atividades são gratuitas.

Leia a íntegra do edital aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.