Natalina da Paixão

Auto de Natal da Companhia Barrica começa a ser apresentado neste sábado

Musical Natalina da Paixão terá estreia às 20h, na Casa de Arte Barrica, na Madre Deus.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 03/12/2022 às 08h44
Musical Natalina da Paixão, da Companhia Barrica
Musical Natalina da Paixão, da Companhia Barrica (Foto: Divulgação/Agência São Luís)

SÃO LUÍS - É neste sábado, às 20h, na Casa de Arte Barrica, no bairro Madre Deus, a estreia do espetáculo Natalina da Paixão 2022, uma iniciativa anual da Companhia Barrica em sintonia com as festividades de fim de ano. O Auto de Natal maranhense é um dos mais criativos do Brasil. 

A abertura será com o “Aulão do Bicho Terra”, às 18h. A atividade inclui danças juninas do Boizinho Barrica e carnavalescas do Bicho Terra. 

O evento acontece dentro da programação do Intercâmbio Educacional e Cultural Mundo Afora, segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.

Godão explicou que a Natalina da Paixão é um musical envolvendo rituais, danças e ritmos dos festejos de Natal e da Quaresma. São cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, minas e outras batucadas de cordões de Reis, Pastores e Pastorais.

“São cantos de luz e de vida, na lavra do amor e carinho. O figurino veste os homens de Cristinas de Jesus, dando luz à fé menina de todos os tempos, eternizadas nas Mutucas do Senhor, como personagem simbólico do folguedo. As indumentárias são chambres brancos, adornados com flores e fitinhas santas, levando às mãos um cajado enfeitado com flores e frutos de plástico”, explicou. 

As mulheres, por sua vez, representam os patriarcas do povo de Deus, com suas túnicas coloridas feitas de pano de rede, usando lenços de cetim à cabeça. As crianças também marcam presença, simbolizando o Espírito Santo. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.