Projeto

Cidadania e Leitura promove oficina e programação cultural

A iniciativa foi realizada na Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso.

Na Mira

- Atualizada em 26/11/2022 às 19h10
Ao final, foi realizada programação cultural com crianças e jovens da comunidade e atividades de incentivo à leitura.
Ao final, foi realizada programação cultural com crianças e jovens da comunidade e atividades de incentivo à leitura. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Em mais uma etapa do projeto Cidadania e Leitura, a Oficina de Promoção da Leitura foi realizada neste sábado (26), na Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso, localizado na Vila Embratel, com a participação de 25 mediadores. A iniciativa é desenvolvida pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Pastoral do Menor.

De acordo com a bibliotecária e coordenadora do Cidadania e Leitura, Rosa Maria Ferreira Lima, o hábito de ler precisa ser incentivado. "Seguimos com o trabalho de incentivo ao hábito de ler, agora com esta oficina que visa ampliar o conhecimento das estratégias de leitura pelos mediadores, para que possam ser desenvolvidas nas bibliotecas que foram entregues pelo projeto na área Itaqui-Bacanga", comentou Rosa Maria.

A Oficina de Promoção da Leitura foi ministrada pela professora Leoneide Maria Brito Martins, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), dando seguimento às atividades iniciadas no dia 19, no mesmo espaço. 

Ao final, foi realizada programação cultural com crianças e jovens da comunidade e atividades de incentivo à leitura, com destaque para o Carro Biblioteca da SAB e seu rico acervo de clássicos da literatura. A ação terá continuidade na terça-feira (29).

O Cidadania e Leitura ganhou o reforço da parceria do projeto Con-fabulando: nos Trilhos da Leitura, desenvolvido pelo Núcleo de Produção Teoria das Artes, do Anjo da Guarda. A ação faz parte de um circuito de atividades voltado a fortalecer a promoção do conhecimento.

Consiste em oficina de leitura, atividades de criação literária e apresentação teatral. O objetivo das atividades é dinamizar os espaços de leitura inaugurados pelo Cidadania e Leitura (Bibliotecas Comunitárias Maria Aragão, na Vila Bacanga; Luiz Phelipe Andrés, na Vila Ariri; e Elisângela Cardoso, na Vila Embratel). 

"O projeto tem o objetivo de divulgar as bibliotecas comunitárias da área Itaqui-Bacanga como espaço de conhecimento e aprendizado. A ação consiste no circuito de 10 apresentações do espetáculo 'Cantoria e Correria - A ameaça do Exterminador', baseado na fábula 'A Cigarra e A Formiga''', ressaltou Lewdyson Clay dos Santos e Santos, coordenador do Con-fabulando: nos Trilhos da Leitura.

As atividades foram iniciadas nos dias 21, 22 e 23 deste mês, na Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso. No período de 28 a 30 de novembro, movimentará a Biblioteca Phelipe Andrés, na Vila Ariri. Para fechar, nos dias 30 de novembro e 1° e 2 de dezembro, ocupará a Biblioteca Comunitária Maria Aragão, na Vila Bacanga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.