Arte e cultura

Festival de música movimenta a Praça Deodoro

Projeto BR Instrumental, com vasta programação artística, acontece nesta quinta e sexta-feira, com palco montado próximo à Biblioteca Benedito Leite

Evandro Júnior / Na Mira

- Atualizada em 18/11/2022 às 09h42
Parahyba Ska Jazz, da Paraíba, é uma das atrações do evento
Parahyba Ska Jazz, da Paraíba, é uma das atrações do evento (Foto: Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - Tambores, sopros, guitarras e bits eletrônicos ecoam na Praça Deodoro (Centro) nesta sexta-feira (18) e sábado (19), a partir das 18h, durante a segunda etapa do projeto BR Instrumental, cujo palco está montado próximo à Biblioteca Pública Benedito Leite. 

O festival ocupa boa parte da praça com espaços integrados para comercialização de lanche, brechós, sebos de livros e vinis, comércio de artesanato e outros produtos do universo da arte. Nesta edição, a feirinha conta com a presença da Rede de Mulheres do Maranhão e Feira Pertinho de Casa.

A programação reúne Nômade Orquestra, Aldo Sena, mestre Curica e o Clube da Guitarrada, Camarones Orquestra Guitarrística, Parahyba Ska Jazz, Layse e os Sinceros, Ema Stoned, Samambaia Jazz Trio e Vogue Performance com Maranhão Kunty. Também participam Sanfônicos, Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito e Blobo Afro Akomabu. A discotecagem é comandada por Las Pupilas Dilatadas, Doctor Reggae, Jorge Choairy e Nanny Ribeiro. 

“Estamos de volta com o compromisso que assumimos, desde o início, que é o de ocupar o centro da cidade com arte e cultura da melhor qualidade e o nosso convite para o público mais bonito do Brasil é para chegar junto, abraçar a praça, cuidar do nosso patrimônio e fortalecer essa troca de saberes entre artistas de vários cantos do país, de gerações diversas em um retrato lindo da cena da música instrumental na atualidade”, afirma Luciana Simões, da dupla Criolina, que dirige o festival ao lado de Alê Muniz.

Rede Mulheres

A Rede Mulheres do Maranhão é formada por mais de 200 empreendedores e quebradeiras de coco babaçu que atuam em diferentes setores, como fabricação de doces, mel, confecção de roupas, beneficiamento e quebra do coco babaçu, castanha de caju, panificação, cultivo de verduras e legumes. 

“A estrada do som que a gente vem pavimentando, há alguns anos, tem o propósito de ser uma ponte que liga São Luís ao mapa cultural do país, aproximando e promovendo o diálogo entre artistas, público e território, apresentando a nossa cultura popular, a nossa música e abrindo os braços para receber outras linguagens e sons. O BR Instrumental é a festa do som, a celebração da música que vai além das palavras”, diz Alê Muniz.

Além da programação musical, esta edição conta com oficinas de sopro, ministrada pela Nômade Orquestra especialmente para os músicos da Banda do Bom Menino, e outra de produção cultural, ministrada pelo produtor Anderson Foca (Festival Sol – RN), para alunos do IEMA Centro. 

Os produtores do Festival Sol, Anderson Foca e Ana Morena participam de uma roda de conversa sobre o mercado da música independente, no Casarão Tech, parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Além dos grupos preferenciais, as atividades estão abertas ao público com vagas limitadas. 

Estrada do som

O BR Instrumental é um braço do Festival BR135 que nasceu com a proposta de ocupar a cidade com shows e performances, principalmente nas ruas e praças do centro histórico, oferecendo programação gratuita e aberta a todos os públicos.


Programação

Quinta-feira - Dia 18

18h - DJ Jorge Choairy (MA)
18h30 - DJ Doctor Reggae (SP)
19h30 - Bloco Afro Akomabu (MA)
20h - Sanfônicos (MA)
20h40 - Vogue Performance com Maranhão Kunty (MA)
21h - Ema Stoned (SP)
22h - Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
23h - Nômade Orquestra ‘Na Terra das Primaveras’ (SP)


Sexta-feira - Dia 19 

18h - DJ Nanny Ribeiro (MA)
18h30 - Las Pupilas Dilatadas (MA)
19h30 - Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito (MA)
20h - Samambaia Jazz Trio (MA)
21h - Layse e os Sinceros (PA)
22h - Parahyba Ska Jazz Foundation (PB)
23h - Aldo Sena + Mestre Curica + Clube da Guitarrada (PA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.