Literatura

Livro infantil trata de diversidade e inclusão ensinando geometria

“Qual é a sua forma?” é a história de um círculo amarelo que tenta ser aceito em uma cidade com triângulos vermelhos e quadrados azuis.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 18/10/2022 às 08h19
Livro infantil une português e matemática para falar de inclusão
Livro infantil une português e matemática para falar de inclusão

SÃO LUÍS - Português e matemática costumam ser disciplinas ensinadas separadamente nas escolas. Às vezes, as matérias são vistas como tão diferentes que os estudantes ou se aproximam de uma ou de outra. Mas o livro “Qual é a sua forma?”, da pedagoga e escritora Liliane Mesquita, une os dois conteúdos para falar sobre diversidade.

A partir de uma visão multidisciplinar, a obra utiliza termos da geometria e brinca com a formação das palavras para contar a história de um círculo amarelo que tenta ser aceito entre os moradores de uma cidade onde vivem apenas triângulos vermelhos e quadrados azuis.

Com foco no público de seis a dez anos, aborda temas importantes que devem ser debatidos com pais, professores e estudantes, como o preconceito, a inclusão e o acolhimento. 

Ao encarar a comunidade, expor seus sentimentos e decidir se mostrar para todos como é de verdade, o protagonista oferece a necessária reflexão para uma situação muito presente entre as crianças: o bullying. 

Com a leitura própria ou feita pelos pais ou cuidadores, “Qual é a sua forma?” também estimula reflexões que vão além do ambiente escolar, como o respeito às singularidades e o apoio incondicional a todas as formas de ser e sentir.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.