Cine Roxy

Após revitalização, Teatro da Cidade de São Luís é reaberto ao público

Conhecido popularmente como Cine Roxy, o Teatro da Cidade fica localizado na Rua do Egito, no Centro Histórico da capital.

Na Mira

Atualizada em 02/10/2022 às 08h37
Após revitalização, Teatro da Cidade de São Luís é reaberto ao público
Após revitalização, Teatro da Cidade de São Luís é reaberto ao público (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Após quatro anos fechado, o Teatro da Cidade de São Luís foi reaberto ao público na noite de quinta-feira (29), com apresentação do espetáculo "Nos tempos do Roxy", da companhia Tramando Teatro e coral São João, com participação do cantor Fernando de Carvalho.

O espaço, que passou por obras de revitalização pela Prefeitura de São Luís, está localizado no Centro Histórico da capital e por muitos anos abrigou o Cine Roxy. Para a celebração de reinauguração do espaço estavam presentes artistas, produtores culturais, secretários municipais e público em geral. 

"Estamos devolvendo o patrimônio que é nosso, o Teatro da Cidade, que foi totalmente requalificado e está pronto para receber o público. Hoje também recebemos uma plateia especial formada, em grande parte, por artistas, estes que sobem ao palco para nos encantar, nos alegrar. Que esta casa permaneça aberta por muitos anos", disse o prefeito Eduardo Braide. 

Também foi feito o anúncio que na área externa da  casa de espetáculos será feita, em breve, a Calçada da Fama, para homenagear os nomes da cultura local.

O Teatro da Cidade de São Luís é um espaço cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e teve as obras de revitalização executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os serviços realizados no local foram a colocação de novas instalações elétricas, novo sistema de climatização, acessibilidade, pinturas interna e externa, iluminação em led, novas instalações no camarim e revisão de cobertura. Com 260 lugares, há espaço para cinco cadeirantes em diferentes pontos da plateia.

Teatro

O Teatro da Cidade de São Luís foi criado por meio da Lei nº 5.604/2012. Ocupa um imóvel com edificação térrea do tipo art déco, adquirido pela Prefeitura e totalmente revitalizado com fachada restaurada, mantendo sua característica original, inclusive o letreiro com o nome Roxy. O imóvel conta parte da história da cidade e foi palco para grandes produções culturais da capital maranhense. Integra o conjunto arquitetônico tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1997.

"Devolver um equipamento de Cultura, enquanto outros estão fechando é muito importante. O teatro não só faz sentir e encantar, mas impacta a vida de muitas pessoas, pois forma novos leitores e espectadores. É uma forma de lazer e de promoção social. O teatro traz luz para a vida das pessoas", destacou o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.