Saúde

Tempo seco aumenta a incidência de doenças respiratórias

A professora do curso de Enfermagem Bruna Vasconcelos, destaca alguns cuidados a serem tomados neste período do ano.

Na Mira,

Tempo seco aumenta a incidência de doenças respiratórias
Tempo seco aumenta a incidência de doenças respiratórias (Foto: Divulgação)

BRASIL - Com os termômetros marcando mais de 30ºC, e o tempo seco são fatores que aumentam a incidência de problemas respiratórios, nessa época do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.

“Neste período, as vias respiratórias ficam ressecadas devido a queda da umidade, somado a poluição do ar. É comum que doenças como rinite, sinusite, pneumonia e asma se manifestem, assim como o sangramento no nariz. Os problemas de pele também são recorrentes devido a desidratação corporal que leva ao surgimento de dermatites e outras irritações na pele”, pontua a professora do curso de Enfermagem, Bruna Vasconcelos.

Segundo a professora, a preocupação é maior com as crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.

A docente ainda destaca que é importante evitar locais com aglomeração de pessoas e deixar os ambientes limpos e arejados. Segundo a especialista, o uso de umidificadores de ar deve ser apenas por curtos períodos, para que não haja proliferação de mofo no ambiente.

  • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
  • Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
  • Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;
  • Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz, em caso de ressecamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.