São Luís 410 anos

Prefeitura celebra aniversário de 410 anos de São Luís com bolo, fogos e show de Diogo Nogueira na Maria Aragão

Noite foi encerrada com os parabéns a São Luís e uma linda queima de fogos.

Na Mira, com informações da Prefeitura de São Luís

Diogo Nogueira durante festa de aniversário de São Luís.
Diogo Nogueira durante festa de aniversário de São Luís. (Foto: A. Baeta)

SÃO LUÍS - O aniversário de 410 anos de São Luís foi comemorado na noite de quinta-feira (8) com bolo, fogos de artifício e muito samba no pé. A programação organizada pela Prefeitura, em andamento na Praça Maria Aragão até domingo (11), teve como atração principal o cantor Diogo Nogueira. O prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e a vice-prefeita, Esmênia Miranda, cantaram os parabéns para a “Ilha do Amor” ao lado do artista com o coro de vozes do numeroso público presente.

“Hoje é um dia de festa e ressaltamos, principalmente, que a nossa cidade merece ser bem cuidada. É exatamente isto que estamos fazendo todos os dias de nossa gestão. É motivo de muita felicidade podermos realizar essa festa após vencermos uma pandemia”, disse Eduardo Braide, antecipando que as comemorações terão continuidade nos bairros, na próxima semana, sempre com a presença dos atores da comédia “Pão com Ovo” e da banda Mesa de Bar.

O prefeito enfatizou que o melhor presente, acima de tudo, é colocar em prática ações para o desenvolvimento da cidade e a melhoria das condições de vida da população com muito trabalho. Na área da saúde, por exemplo, ele destacou a contratação de mais médicos e enfermeiros, principalmente para as unidades básicas. Quando assumiu, havia 123 equipes estratégicas de saúde da família. Esse número subiu para 170, o que implica em um melhor atendimento.

Eduardo Braide também entregou a primeira Clínica da Família e reformou diversas unidades de saúde. Outras estão em processo de reforma, a exemplo do Socorrão II. Na área da educação, foram reformadas mais da metade das escolas municipais.

“Entregamos, recentemente, kits escolares para todos os alunos da rede. Destacamos, ainda, diversas obras sendo entregues, como o ‘Mirante da Cidade’, no décimo andar do Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves, antigo Banco do Estado do Maranhão, o BEM, na Rua do Egito, que será um dos nossos principais cartões-postais. Vamos entregar, também, o Teatro da Cidade completamente revitalizado e o ‘Centro Acessível’, que consiste na adaptação do Centro Histórico às normas universais de acessibilidade. E, claro, teremos outras surpresas até o dia 30 de setembro”, exemplificou.

Atrações

A primeira atração da quarta noite de festa em homenagem à “Cidade dos Azulejos” foi o grupo CDC, conhecido pelo seu ecletismo e incorporação de vários ritmos musicais à batida do samba. O vocalista Dinho Dias usou e abusou da voz, cortejando diversos artistas, entre eles, Elba Ramalho, Vanessa da Mata e Alcione. Samba, pagode, forró, baião e outras vertentes musicais figuraram no repertório.

A banda recebeu um time afinado de convidados ao longo da apresentação, como os cantores Victor Hugo e Neyzinho (Argumento), Ivan Marques, Serrinha e Chico Chinês. Ivan Marques, por exemplo, cantou três músicas: “Castelo de um quarto só”, “Chora Vagabundo” e “Tia Nastácia”.

“É nossa primeira vez em uma programação comemorativa ao aniversário de São Luís. Estamos muito felizes e estávamos ansiosos para brindar à nossa cidade com muita música”, disse Dinho Dias.

Por volta das 21h, o cantor e compositor Diogo Nogueira, um dos principais nomes da nova geração do samba, iniciou seu show intitulado “Samba de Verão”, fazendo um passeio por grandes sucessos da música popular brasileira. “Todas as vezes que venho aqui sou muito bem recebido. São Luís é uma terra onde tenho muitos amigos. Obrigado pelo carinho”, agradeceu.

Próximo do encerramento do show, o sambista convidou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e a vice-prefeita, Esmênia Miranda, para cantar os parabéns a São Luís e cortar o bolo de aniversário. Na mesma hora, uma chuva de fogos de artifício clareou o céu da cidade quatrocentenária.

O público cantou com o artista até o término da apresentação. A plateia gritava quando Diogo se aproximava, descendo um pouco mais ao nível do chão. “Ele é maravilhoso e lindo. São Luís e eu merecemos um presente desse. Afinal, hoje também é meu aniversário e vim comemorar com meus amigos e minha família”, disse a universitária Amanda Nunes, moradora do bairro Cidade Operária.

Filho de João Nogueira (in memoriam), Diogo Nogueira gravou em 2007 seu primeiro DVD. Tinha o sonho de ser jogador de futebol, chegando a atuar na categoria de base de clubes no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. No entanto, após uma contusão no joelho, decidiu trilhar seu caminho na música. De lá para cá não parou mais e segue fazendo shows por todo o Brasil.

A programação cultural na Praça Maria Aragão em homenagem a São Luís continua nesta sexta-feira (9), com Silvanno Salles e Wanderley Andrade comandando a “Noite do Arrocha/Brega”, além da banda Mesa de Bar e da cantora Fabiana Alves.

No sábado (10), penúltimo dia de programação, será a vez da cantora evangélica Aline Barros, além das bandas Fogo & Glória e Marcados. A programação termina no domingo (11), com os shows dos cantores católicos Diego Fernandes e Adriana Arydes e a participação do cantor Gabriel Kzam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.