Cinema

Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade será realizada em São Luís

A entrada é gratuita e será realizada a partir das 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 02/07/2022 às 21h16
Cena do longa-metragm Amor By Night, de Henrique Arruda.
Cena do longa-metragm Amor By Night, de Henrique Arruda. (Foto: Amor by Night)

SÃO LUÍS - A quarta edição da Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade (Quelly) será realizada na capital maranhense entre os dias 6 a 9 de julho, no Centro Cultural Vale Maranhão localizado na avenida Henrique Leal, 149, no Centro. A entrada é gratuita e o público assistirá exibições de curtas, médias e longas-metragens que retratam a afetividade de uma forma singular, manifestando vivências LGBTQIA+ de diversas partes do Brasil e do mundo.

De acordo com a organização do evento, a mostra tem como intuito mostrar filmes experimentais, que fogem de estereótipos característicos de obras de ficção.‘’Analisando os filmes exibidos em festivais nacionais, percebi um novo direcionamento que realizadores brasileiros vêm seguindo, uma não-aceitação das velhas fórmulas de fazer cinema, apresentando um crescimento de filmes em que os corpos dissidentes são mais simbólicos que a fala”, disse George Pedrosa, cineasta e produtor cultural.

O longa-metragem ‘Fio de Ariadne’, dirigido por Mozart Freire e Ton Martins, é uma das produções com mais destaque dessa edição do Quelly. O filme mostra a história da costureira Ariadne, que luta para superar os traumar do passado usando o seu próprio trabalho. O longa é vencedor do prêmio de Melhor Filme na Mostra Quatro Estações e no Festival de Cinema de Vitória.

Outra novidade desta edição da Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade é a exibição de filmes internacionais. Além disso, o evento também mostrará análises de trechos de produções, discussão dos processos de criação, panorama histórico e desafios de produzir e realizar filmes com essa temática no atual cenário cultural brasileiro. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.