Cultura

Culinária maranhense é destaque em barracas de restaurantes do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão

Entre barracas de restaurantes, food trucks e ambulantes, a culinária local faz sucesso no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão.

Publipost

- Atualizada em 25/06/2022 às 15h21
Culinária maranhense é destaque em barracas de restaurantes, food trucks e ambulantes do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão.
Culinária maranhense é destaque em barracas de restaurantes, food trucks e ambulantes do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Torta de camarão, arroz de cuxá, peixe frito, sururu ao leite de coco e caranguejada. Esses são alguns dos pratos típicos da culinária maranhense, apreciada por quem é de São Luís e apresentada a turistas em uma profusão de novos sabores, temperos e ingredientes locais, atrativos que chamam atenção no Arraial da Cidade promovido pela Prefeitura de São Luís, na praça Maria Aragão, e que vem movimentando a economia, gerando renda e emprego a centenas de pessoas neste período junino.

A festança conta com 10 barracas inspiradas nas meias-moradas do Centro Histórico, que oferecem comidas típicas e estão sob a responsabilidade dos restaurantes locais Flor de Vinagreira, Delícias dos Chef's, A Casa do Ogro, Lulis, Matracas e Panderões (Nis Vale), Associação Maranhão Destination, Restaurante AKA, Associação Paraesportiva do Maranhão e Espaço Gourmet.

"Em uma festa de São João não pode faltar comidas típicas, e a gestão do prefeito Eduardo Braide abre espaço no Arraial da Cidade para os restaurantes locais, food trucks e ambulantes mostrarem o que há de melhor em nossa culinária. Tanto os maranhenses quanto os turistas estão convidados a degustar essas delícias, que são também um incentivo aos empreendedores locais que trabalham na área de renda e emprego nesta época do ano", pontua o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

‘Lulis’ é uma das barracas presentes no Arraial da Cidade. O nome é em homenagem ao apelido da pequena Sophie, 2 anos, filha da chefe confeiteira Mariana Diniz e do empreendedor José Eduardo Fuentes, que juntos são os gestores do restaurante que em seu nome homenageia a filha do casal. Mariana Diniz é natural de Mirinzal e fez mestrado no Chile, onde conheceu o marido José Eduardo.

Faz dois anos que eles voltaram para o Brasil e, desde abril deste ano, abriram o restaurante com entrega delivery. "Prezamos por um bom atendimento e fazemos pesquisa para deixar nosso cardápio do jeito que o cliente gosta. Vale a pena quando fazemos com amor. A alegria do confeiteiro e do cozinheiro é ver o prato limpo", compartilha Mariana.

Um mês inteiro conhecendo o Maranhão. Essa é a proposta do aposentado Jordan Campos, que veio de Manaus com a esposa Jacilda Campos e está em São Luís desde o início de junho. Nesse período, eles já visitaram também as cidades de Santo Amaro, Barreirinhas, Atins, São José de Ribamar e Alcântara. 

"A gente vem para cá quase todo ano. É melhor do que ir para a cidade de Parintins (AM), que só tem dois tipos de bois. Aqui tem uma variedade maior de danças. Adoramos tudo do folclore. Sem falar na comida, que é muito gostosa, como o arroz de cuxá e as tortas de camarão e caranguejo. O camarão daqui é diferente, não sei, tem um sabor peculiar", revela Jordan Campos.

Homenagens a São João

O Dia de São João (24) no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, teve muita alegria e homenagens com as apresentações do Coral Libras, na Unidade de Educação Básica Escola Bilíngue, e no Arraial da Cidade fizeram a festa o Coco Pirinã, Grupo Piaçaba, boi da Madre Deus, show com Rosa Reis, boi Famosão de São João de Humberto Campos, cacuriá do Jhon e bois Pirilampo e de Axixá. No Barracão do Forró, se apresentaram os grupos Cabozé, Forró Pesado e Trio Poeirão.

Neste sábado (25), se apresentam o tambor de crioula mirim Arte Nossa, a quadrilha Mocinha do Sertão, boi de Guimarães, show com Fernando de Carvalho e bois Novilho Branco, de Nina Rodrigues, da Pindoba e de Morros. Os grupos Não Gela, Forró Pegado e Trio Bom Demais agitam a galera no Barracão do Forró.

Culinária maranhense é destaque em barracas de restaurantes do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.