Literatura

Histórias de viagens internacionais contadas em livro

Maranhense Luiz Thadeu Nunes lança, nesta quarta-feira, às 19h, “Das muletas fiz asas”, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping

Evandro Júnior

Atualizada em 20/06/2022 às 10h46
Luiz Thadeu Nunes com o livro, a ser lançado nesta quarta-feira, 22, na Livraria Amei. Foto: Evandro Júnior
Luiz Thadeu Nunes com o livro, a ser lançado nesta quarta-feira, 22, na Livraria Amei. Foto: Evandro Júnior

São Luís - Maranhense com mobilidade reduzida mais viajado do mundo, o engenheiro agrônomo Luiz Thadeu Nunes, 65 anos, está incursionando em uma viagem diferente. Desta vez, ele voa pelos ares infinitos da literatura para lançar, nesta quarta-feira (22), às 19h, o livro “Das muletas fiz asas”, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping.

A obra, que sai pela editora N’Versos (SP), tem 214 páginas e nelas o andarilho conta suas experiências com lugares e pessoas, situações inusitadas, curiosidades e muitas descobertas. O prefácio é assinado pela jornalista Sandra Coutinho, correspondente internacional da Rede Globo em Nova York (EUA).

Livro dos Recordes

Luiz Thadeu Nunes, que em 2003 sofreu um acidente automobilístico e foi submetido a 43 cirurgias (que o obrigaram a adotar as muletas para melhor se locomover), já conheceu 143 países e é citado na edição brasileira do Livro dos Recordes. Sua jornada para desbravar os horizontes do globo, no entanto, está longe de terminar.

Para este ano, por exemplo, ele já tem passagens para mais nove aventuras internacionais. “O mundo é o meu quintal e minha meta é pisar em todos os 193 países”, diz o globe-trotter.

Nas páginas de “Das muletas fiz asas”, ele descreve várias situações inusitadas. “Em um dia, tomei café da manhã em Milão, na Itália. Depois, peguei um avião e fui para a Bratislava, capital da Eslováquia, e almocei lá. Depois, peguei um ônibus e fui para Viena, capital da Áustria, onde jantei e dormi”.

Em 12 de maio de 2019, quando tomava café em um hotel em Adis Adeba, capital da Etiópia, do nada, alguém o chamou. Perplexo ao ser reconhecido tão longe de casa, identificou Edilson Massuete, a quem tinha ajudado meses antes em um grupo de WhatsApp sobre migração em Israel.

Outra história é a lição de generosidade que começou a vivenciar na Irlanda, ao tomar um ônibus com o filho Frederico e cujo desfecho só foi acontecer em um trem de Marrakesh para a Casa Blanca. “Para saber como terminou essas histórias, é preciso ler o livro”, descontrai.

Luiz Thadeu Nunes é o sul-americano que mais rodou o mundo de muletas. Cronista, ele escreve para 22 jornais no Brasil e um no exterior. Além disso, ministra palestras. Dos Correios, quando completou 140 viagens, ganhou uma justa homenagem.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.