Em São Luís

Solenidade de Corpus Christi terá celebração no Nhozinho Santos e procissão

A programação se inicia às 15h desta quinta; solenidade volta a ocorrer de modo presencial em 2022.

Imirante, com informações da Assessoria

Atualizada em 16/06/2022 às 08h09

SÃO LUÍS - Com o tema: “Comunhão, participação e missão” e o lema: “Que todos sejam um” (Jo 17,20), a solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de São Luís do Maranhão ocorre nesta quinta-feira (16), após dois anos com restrições na programação devido à pandemia. 

Em 2022, a solenidade volta a ser celebrada de modo presencial, com retorno da procissão pelas ruas do centro histórico de São Luís. A programação se inicia às 15h, no estádio municipal Nhozinho Santos, com missa presidida por dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres, diáconos permanentes e provisórios da Arquidiocese e participação de todos os movimentos, pastorais e novas comunidades, de todas as 57 paróquias da Arquidiocese, incluindo as 10 paróquias localizadas nos municípios da região continental (fora da Ilha do Maranhão), que estão se organizando em caravanas para participarem. 

A expectativa é reunir cerca de dez mil fiéis. Para mobilização dos fiéis a Arquidiocese organizou um tríduo eucarístico que envolverá todas as dez foranias. No primeiro dia, segunda-feira (13), houve oração nas famílias; terça-feira (14), houve a oração nas comunidades e dia 15, oração na igreja matriz das paróquias. Culminando com a reunião de todos os fiéis nesta quinta, no Nhozinho Santo. 

Após a saída do Nhozinho Santos, os fiéis caminharão até a Igreja de São João, onde haverá a primeira benção. Na sequência, dirigem-se para a Igreja do Carmo, praça João Lisboa, para a segunda benção, seguindo para a Igreja da Sé, onde ocorrerá a terceira e última benção com o Santíssimo Sacramento e envio dos fiéis para as suas comunidades. As emissoras da rede católica de comunicação farão a transmissão da Missa no Nhozinho Santos. 

O percurso da procissão poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Arquidiocese. Acessibilidade garantida durante a solenidade como tem se cumprido nos eventos da Arquidiocese, mantem-se o serviço de intérpretes de Libras durante as celebrações. O trabalho de evangelização é promovido pela Pastoral do Surdo, que em nossa Arquidiocese possui ações como as da paróquia do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, bairro do Cohatrac.

Programação Solenidade de Corpus Christi em São Luís

15h – Acolhida e apresentações de grupos de música, dança e teatro, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos. 

17h – Missa Solene 

Após a Missa – Procissão com o Santíssimo Sacramento, com paradas em três pontos para benção com o Santíssimo. 

1º parada e benção: Igreja São João, Centro. 

2ª parada e benção: Igreja do Carmo, praça João Lisboa. 

3ª parada e benção: Igreja da Sé, praça dom Pedro II. 

Sobre solenidade de Corpus Christi 

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também chamada de Corpus Christi - expressão latina que significa Corpo de Cristo – é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus se reuniu com seus apóstolos para a Última Ceia. Nesse dia, Ele partiu o pão, deu a seus discípulos e disse: “Isto é o meu Corpo. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é o meu sangue...’” (Mt 26,26). 

Esse ato é repetido hoje pelos sacerdotes durante as Missas, no momento da consagração, em que ocorre a transubstanciação, isto é, quando as substâncias do pão e vinho (neste caso a hóstia e o vinho) se transformam no Corpo e Sangue de Cristo. 

A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Em 1317, a festividade foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa João XXII. A celebração da festa consta de Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, será adorada no ostensório ao longo da procissão. 

Tradicionalmente os fiéis produzem tapetes temáticos com representações de trechos bíblicos, símbolos de movimentos eclesiais, pastorais e imagens do próprio Corpo de Cristo, em forma de hóstia ou no ostensório.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.