Arraial

Sesi realiza tradicional festa de São João e reúne grupos folclóricos em São Luís

Evento ocorre no dia 24 de junho, no Sesi Clube Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís.

Publipost / Sistema Fiema

Atualizada em 14/06/2022 às 15h10
São João do Sesi será realizado no dia 24 de junho; programação tem início às 19h. (Foto: Divulgação / Sesi)
São João do Sesi será realizado no dia 24 de junho; programação tem início às 19h. (Foto: Divulgação / Sesi)

SÃO LUÍS – Após dois anos, o São João do Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade do Sistema Fiema, volta a ser realizado, de forma presencial, na Grande São Luís. O evento, que marca o retorno de uma das épocas mais festivas e esperada pelos maranhenses, será realizado no dia 24 de junho, no Sesi Clube Araçagi.

Para o Superintendente Regional do Sesi no Maranhão, Diogo Lima, o São João do Sesi já é uma tradição e reúne as melhores atrações culturais e folclóricas do Estado, com conforto e segurança, em um evento voltado para as famílias.

“A programação foi pensada de modo a representar grandes segmentos da cultura maranhense, então nós teremos boi de matraca, boi de orquestra e o cacuriá. Em um outro espaço do nosso São João, teremos o forró pé de serra, típico do nordeste. Ou seja, teremos uma série de eventos que representam bem o folclore maranhense”, explica Diogo Lima.

Diogo Lima, Superintendente Regional do Sesi. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Diogo Lima, Superintendente Regional do Sesi. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Um outro grande diferencial da edição deste ano do São João do Sesi, é a realização de oficinais infantis de produção de chapéus de fita. A iniciativa, que será realizada no Espaço Kids, tem por objetivo ressaltar alguns dos elementos típicos da cultura maranhense e do nordeste.

Atrações

Uma das atrações do São João do Sesi é o Boi de Santa Fé, grupo oriundo do Bairro de Fátima, na capital maranhense. Com 34 anos de tradição, o batalhão de Santa Fé promete encantar o público com seus cazumbas, índios, índias e caboclos com chapéus de fitas.

Há quatro anos, Sandra Regina Pinheiro integra o Boi de Santa Fé e, atualmente, representa Catirina nos arraiais da cidade. Ela conta que a expectativa do batalhão de Santa Fé para o São João do Sesi é do tamanho do desejo de Catirina pela língua do boi, ou seja, muito grande.

“Como a gente já tem uma tradição de nos apresentarmos no São João do Sesi, este ano estamos com uma expectativa muito grande. O batalhão tá lindo, tá cheio de brilho, cheio de alegria e com muita saudade de voltar para os palcos e, principalmente, lá no São João do Sesi muitas pessoas nos encontrarão”, afirma Sandra.

Sandra Regina Pinheiro, Catirina do Boi de Santa Fé. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Sandra Regina Pinheiro, Catirina do Boi de Santa Fé. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

E pra quem curte um forró pé de serra, outra atração que também é presença confirmada no São João do Sesi, é o Forró do Tonyyy. O grupo, fundado em São Luís, existe há dois anos e tem como representante o forrozeiro Antônio Penha, mais conhecido como Tony Penha.

“Fazemos aquilo que a gente gosta, da forma que gostamos, mantendo as tradições e, às vezes, misturando outros ritmos ao forró, mas sempre pautados na tradição do nordeste e, principalmente, do Maranhão”, diz Tony Penha.

Forró do Tonyyy é uma das atrações do São João do Sesi. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Forró do Tonyyy é uma das atrações do São João do Sesi. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Ingressos

Os ingressos para o São João do Sesi são gratuitos para o trabalhador da indústria, desde que apresente um comprovante como crachá ou contracheque. Para a comunidade, os ingressos custam R$ 10, com meia entrada para professores, idosos e estudantes (R$ 5), e podem ser comprados no Sesi Clube Araçagi. Para as crianças, a entrada é franca.

Veja a programação do São João do Sesi

19h- Cacuriá de Dona Teté 
20h-Boi de Morros
21h- Boi da Maioba 
22h- Boi de Santa Fé 
23h- Boizinho Barrica
0h- Boi de Maracanã

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.