São João 2022

Veja como foi o primeiro dia de festança no Arraial da Cidade

O evento se estende até o dia 30 de junho, com programação de quarta-feira a domingo, na praça Maria Aragão.

Publipost / Prefeitura de São Luís

- Atualizada em 13/06/2022 às 12h51

SÃO LUÍS - O final de semana na Ilha de São Luís foi marcado pela programação do Arraial da Cidade, promovido pela Prefeitura, que agitou os amantes de São João e reuniu diversas atrações juninas tradicionais. 

Telões com captação de imagens simultâneas, em alta definição e espaços temáticos, descentralizados, deram a ambientação necessária para acompanhar, com entusiasmo, as apresentações dos grupos juninos.

As principais atrações foram transmitidas ao vivo no Portal Imirante e, assim, a festança conseguiu alcançar tanto a população presente na praça Maria Aragão quanto os internautas que sentiram a energia do arraial de casa. 

A estrutura do Arraial da Cidade conta com dois palcos, barracão do forró, barracas de alimentação e artesanato, espaços para idosos e pessoas com deficiência e muito mais! (Foto: Divulgação)
A estrutura do Arraial da Cidade conta com dois palcos, barracão do forró, barracas de alimentação e artesanato, espaços para idosos e pessoas com deficiência e muito mais! (Foto: Divulgação)

"O sentimento é de alegria. De esperança [...] nós escolhemos chamar o São João de 'Festa do coração', que é a festa que nos motiva; que nos traz alegria; que nos traz emoção", disse o prefeito de São Luís Eduardo Braide.

Além dos dois palcos principais, o Arraial da Cidade também contou com o Barracão do Forró, com apresentações de grupos de forró pé-de-serra. Clássicos de Luiz Gonzaga e Dorgival Dantas animaram o passo dos dançantes de forró.

O Arraial da Cidade conta com um espaço exclusivo para os amantes de forró! (Foto: Anne Cascaes / Na Mira)
O Arraial da Cidade conta com um espaço exclusivo para os amantes de forró! (Foto: Anne Cascaes / Na Mira)

Programação

O Tambor de Crioula de Apolônio subiu ao palco, às 18h, abrindo alas para as atrações. O toque firme das percussões e o bailado das saias deram boas-vindas ao público. Em seguida, o boi Encanto da Ilha deu o primeiro passo para os grupos de bumba meu boi, com destaque para letras que ressaltam aspectos das riquezas naturais encontradas em São Luís.

O Grupo Cazumbá, com o toque delicado de um violino e orquestrações de beleza singular, levaram os olhos dos brincantes à dançar, com coreografias bem executadas e o uso de luzes na composição cênica.

Às 21h, as meninas do Lamparina, com um repertório de clássicos do cancioneiro de São João, do Maranhão e do Brasil, levantou a plateia. Das toadas aos frevos, ninguém ficou de fora da alegria.

O tradicional Boi de Axixá encheu de beleza, durante quase 1h, os brincantes, que, com euforia, cantavam as toadas orquestrais. A coreografia e as indumentárias se destacaram junto aos clássicos do grupo. A toada 'Bela Mocidade' recebeu o auxílio luxuoso do coro de vozes presentes.

A presidente do boi de Axixá, Leila Naiva, disse ao Imirante que a felicidade não lhe faltou, com a volta das festas juninas. "A gente tá aqui, morrendo de felicidade, porque a gente pode voltar agora, depois de dois anos", comentou.

O Boi de Santa Fé subiu ao palco em seguida, mostrando toda a sua tradição, com um dos melhores trajes observados ao longo da noite. A apresentação, marcada pela imponência e a força do elemento percussivo, capturou a atenção do público.

O Boi Pirilampo e o Boi da Maioba fecharam a noite, em apresentações notáveis pela paixão dos brincantes, que acompanham as clássicas toadas com paixão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.