(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Carnavalesco Milton Cunha no Casarão Colonial

Mais: Roseana no São João do Maranhão

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Milton Cunha e Mirella Castelo Branco no Casarão Colonial
Milton Cunha e Mirella Castelo Branco no Casarão Colonial

QUEM foi recentemente conferir de perto o sucesso do Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, foi o carnavalesco Milton Cunha, comentarista do desfile das escolas de samba da Rede Globo no Rio de Janeiro. No registro, ele sendo recebido pela simpatia de Mirella Castelo Branco, hostess do espaço

---------------------------------------------------------

Morreu Júlia Esmeralda Moraes

A nota triste da manhã desta segunda-feira foi o falecimento de Júlia Esmeralda Moraes, filha do saudoso escritor Jomar Moraes.

Ela lutou mais de um ano contra um câncer de mama.

O corpo está sendo velado na Central de Velórios da Pax União, na Rua Grande. E o enterro está marcado para as 15h.

---------------------------------------------------------

Roseana no São João

Apaixonada pela cultura popular maranhense e uma das defensoras do São João do Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) foi vista, no fim de semana, batendo matracas na programação junina que movimentou a Península da Ponta d’Areia e que contou com a presença do Boi da Maioba, um dos mais emblemáticos do Maranhão, e do boizinho Barrica.

Aliás, ao comentar a movimentação do São João do Maranhão em 2022, em postagem nas redes sociais ao lado do secretário estadual de Cultura, Paulo Victor, ela reconheceu e parabenizou o governador Carlos Brandão por tudo que tem feito em prol da festa popular.

Concertos sacros

Devido ao sucesso de público e repercussão pós-concerto, o projeto Série Concertos Sacros ganhará sua segunda edição, contando com uma ampliação no hall dos artistas envolvidos e percorrendo os municípios de Itapecuru Mirim, Morros, São José de Ribamar e Pedreiras, além da capital.

A cidade de Itapecuru Mirim será o primeiro palco do violonista são-luisense Gabriel Castro, que se apresentará na comunidade São Francisco e na Igreja Matriz com o cantor lírico itapecuruense Silas Gomes, no próximo sábado, dia 11 de junho, com entrada gratuita.

Mesa de Bar

Quem cantou e encantou no domingo, no Casarão Colonial, foi a banda Mesa de Bar, que fez um grande show no espaço musical mais famoso da Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís.

No comando, estavam os vocalistas Luy Diego e Luan Costa, que soltaram a voz para agitar o público com seu repertório de arrocha.

A banda, aliás, que é sempre sucesso de bilheteria e repetiu o que já fez no espaço este ano, protagonizando uma apresentação de fazer o público cantar em uníssono.

Além de Mesa de Bar, estavam na programação Dois é Bom, Samba de Reis, Grupo CDC e o DJ Arsênio Filho.

Fernando e Franco

Sai em breve o clipe que os talentosos irmãos Fernando e Franco, considerados a melhor dupla sertaneja do Maranhão, protagonizaram a bordo de um catamarã navegando pela Baía de São Marcos, para divulgar suas novas músicas autorais.

A gravação contou com a presença de fãs dos sertanejos, que tiveram a oportunidade de contemplar as belezas de São Luís de um outro ângulo.

“Fernando e Franco in Ocean” já teve outras edições, sempre com sucesso de público.

Retirada de pré-candidatura

O deputado estadual Zé Inácio decidiu por retirar sua pré-candidatura a vice-governador do Maranhão e disputar a reeleição à Assembleia Legislativa.

Ele disse que a prioridade neste momento é o projeto nacional, que tem como centro da tática a eleição do ex-Presidente Lula, e que como sempre fez lutará pelo fortalecimento do partido e pela garantia da unidade partidária.

O parlamentar reforçou que deseja fortalecer ainda mais o PT na Assembleia Legislativa do Maranhão, caminhando em unidade na defesa da aliança PT/PSB, com Carlos Brandão para governador e Flávio Dino para senador.

Os ricos chapéus de vaqueiro dos brincantes de bumba meu boi são as peças mais procuradas por homens e mulheres para usar nas festas juninas maranhenses
Os ricos chapéus de vaqueiro dos brincantes de bumba meu boi são as peças mais procuradas por homens e mulheres para usar nas festas juninas maranhenses

Na sociedade só se fala na Festança

Esta é uma semana decisiva para o sucesso do maior e mais elegante evento da temporada junina de São Luís: a Festança Boi da Lua, que marca a volta dessa noitada de gala aos salões elegantes desta Capital mais de dez anos depois de sua última edição.

A partir de hoje será intensa a corrida dos convidados para confirmar presença na Festança, o que está sendo feito através de doações para as obras sociais apoiadas pelo Grupo Mirante, maior patrocinador dessa festa que tem a grife desta coluna.

Também é grande a corrida aos ateliês de confecção de adereços para quem deseja se vestir com as roupas inspiradas nas vestes dos brincantes de bumba meu boi. Chapéus com miçangas e lantejoulas são os mais procurados. Cocar de índias também. Coletes bordados também são muito procurados.

É claro que aqueles que guardaram seus adereços de outras festas vão poder usá-los novamente para brilhar nos salões e jardins do Rio Poty Hotel, que será o palco desse acontecimento na deslumbrante noite do dia 17 deste mês, uma sexta-feira, a partir das 19h.

 A Festança dá o toque de elegância aos folguedos

De volta, agora, uma década depois de sua última edição, a Festança Boi da Lua vem com tudo para ser o ponto mais alto de elegância, charme e glamour dos folguedos juninos maranhenses de 2022, ano em que o setor público está investindo pesado para transformar a festa maranhense no Maior São João do Brasil.

A Festança Boi da Lua será a grande oportunidade que os convidados terão de usar lindas fantasias inspiradas nas brincadeiras de bumba-meu-boi.

Prova de que o entusiasmo sobre esse ítem é tamanho que os artesãos de São Luís estão com seus ateliês lotados de encomendas de chapéus de vaqueiros bordados de miçangas e canutilhos, além de peças cintilantes usadas pelos brincantes dessa linda manifestação folclórica do Maranhão.

Todos querem brilhar intensamente na Festança Boi da Lua.

A Festança e os convites

Evento responsável por levar para os salões elegantes desta cidade, a beleza e o glamour da cultura popular maranhense, a Festança Boi da Lua não é uma festa junina nos moldes da receita tradicional de roupas caipiras, mas de indumentárias inspiradas nas ricas fantasias usadas pelos brincantes de bumba meu boi.

Vale lembrar que a Festança retorna agora em grande estilo, reunindo quem é quem na vida social da capital maranhense.

Os convites estão sendo feitos por Teresa Martins. Mas os convidados tradicionais podem indicar outros nomes para fazer parte dessa lista que é a mais disputada da temporada junina para essa noite que terá forró de pé de serra, a dança dos bois de raiz e de orquestra, música sertaneja, bumbauê e, claro, uma incursão pela música popular.

E como é uma festa beneficente, cabe aos convidados fazerem doações para as obras sociais apoiadas pelo Grupo Mirante.

Autoretrato com Chapéu de Feltro Cinza, de Vincent Van Gogh
Autoretrato com Chapéu de Feltro Cinza, de Vincent Van Gogh

Autorretrato de Van Gogh

Os autorretratos perpassam a história da arte e, no caso de Vincent van Gogh, foram quase uma obsessão.

Especialistas estimam que, ao longo da vida, o pintor holandês (1853-1890) concluiu mais de 30 telas tendo ele próprio como foco – de todas as formas possíveis: fumando, pintando e até quando mutilou uma das orelhas, em um momento de profunda depressão.

Nesse conjunto de telas está Autorretrato com Chapéu de Feltro Cinza, pintado no inverno de 1887-1888, época em que o artista viveu em Paris por quase dois anos.

Hoje, a obra pertence ao Museu Van Gogh, em Amsterdã, onde é exposta.

 DE RELANCE

Famtour virtual

O destino São Luís do Maranhão promove, nesta segunda-feira, a segunda edição do Famtour Virtual no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Turismo.

O objetivo é apresentar aos agentes de viagens os atrativos da cidade como indicação para viagens nos próximos meses.

Haverá apresentação com imagens e vídeos dos espaços turísticos de São Luís e, também, participação de guias de turismo mostrando, in loco, espaços para visitação na capital maranhense.

Para isto, a equipe da Setur estará, ao mesmo tempo, em espaços como praia e Centro Histórico.

A primeira edição do Famtour Virtual de São Luís contou com a presença de mais de 70 agentes de viagem, operadores de turismo e a imprensa especializada do Brasil e também de Portugal.

Ladrão com direito de trabalhar

A notícia foi confirmada pelas autoridades competentes: um professor de escola secundária de Roraima afirmou, em plena sala de aula, que um assaltante tem o direito de roubar as pessoas porque está apenas “trabalhando”. Ele é um cidadão injustiçado e carente que, em seu entender, precisa ganhar a vida.

Um aluno perguntou se estaria certo ele trabalhar 10 anos seguidos para comprar um carro, por exemplo, e ter de entregar o seu carro para o ladrão.

Tudo o que o professor fez foi dizer que “ninguém” consegue comprar um carro no Brasil com 10 anos de trabalho, diante de toda essa injustiça social que, segundo ele, está aí. Fora isso, deu uma bronca no aluno.

É possível fazer todo tipo de comentário diante de um despropósito desses, mas, com certeza, há um que estará errado: dizer que isso só acontece em Roraima ou em algum outro fim de mundo desse “Brasilzão” atrasado. Falso. Pode acontecer em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília ou em São Luís.

Registro pode ser negado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a dizer na sexta-feira que a Justiça Eleitoral vai indeferir o registro dos candidatos e cassar os mandatos dos políticos que divulgarem fake news.

Moraes será o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de outubro.

A declaração vem após o ministro Kassio Nunes Marques derrubar uma decisão paradigmática e colegiada do TSE que cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR) por disseminar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.

– Aqueles que se utilizarem de fake news nas eleições terão seus registros indeferidos e seus mandatos cassados, porque a democracia não admite que milícias digitais tentem capturar a vontade popular – disse.

Candidatos fora de debate

A Frente Nacional de Prefeitos queria sair na frente marcando para esta segunda-feira o primeiro debate entre os presidenciáveis de 2022.

Se deu mal. Bolsonaro e Lula, as duas estrelas principais da peleja, pularam fora e a ideia minguou.

Lula sugeriu em janeiro poucos debates e feitos por um ‘pool de emissoras’. Bolsonaro diz que se for a debates agora vai virar um saco de pancadas, só vai no segundo turno (se houver). E Ciro Gomes soltou o verbo qualificando a postura dos dois de ‘crime contra a democracia’ e também ‘covardia inominável’.

E os três estão certos. A Frente dos Prefeitos não fez o primeiro debate, mas deu o sinal sobre qual vai ser o tom de 2022, o bateu levou das redes sociais, com Lula chamando Bolsonaro de ditador e este chamando Lula de ladrão. Os dois querem manter o protagonismo e Ciro tenta uma brecha para entrar na briga. Pode até ter, não dada pelos próprios.

Do álbum de recordações do economista Antonio Augusto Ribeiro Brandão : o flagrante ao lado de sua filha Mônica e do genro Fábio Lúcio Santos, no emblemático Café de La Paix, em Paris, antes da pandemia do novo coronavírus
Do álbum de recordações do economista Antonio Augusto Ribeiro Brandão : o flagrante ao lado de sua filha Mônica e do genro Fábio Lúcio Santos, no emblemático Café de La Paix, em Paris, antes da pandemia do novo coronavírus

Encontro do Corredor Centro-Norte 

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) e Porto do Itaqui iniciou o mês de junho realizando o XXXIV Encontro do Corredor Centro-Norte no Salão Nobre da Federação.

O vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo, fez a abertura do evento dando as boas-vindas ao numeroso grupo de participantes que lotou o Salão Nobre da entidade.

Marcaram presença na casa da Indústria, especialistas em logística ferroviária, portuária, rodoviária e hidroviária para debater propostas e soluções para o aperfeiçoamento da logística integrada, reduzir fretes e gerar maior competitividade na região Centro-Norte brasileiro.

Encontro do Corredor Centro-Norte...2

O tema principal do seminário, “Integração e Desenvolvimento do Corredor Centro-Norte”, conecta diretamente a hinterlândia do Porto do Itaqui, um dos principais portos públicos do país, às áreas produtivas do agronegócio, lideranças da sociedade civil e dos Poderes Executivos e Legislativos desse corredor logístico.

O Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon), Roland Klein, disse que a proposta do encontro foi “trazer representantes da cadeia produtiva do agronegócio para discutir e levantar os desafios do transporte de mercadorias na região e conhecer o complexo logístico compreendido pelo Porto do Itaqui e pelas ferrovias Norte-Sul e Carajás.”

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Jailson Luz, considera que o evento revela o potencial do Maranhão, do Porto do Itaqui, e, principalmente, das suas conexões com as Ferrovias Norte-Sul e Carajás.

Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. De Fernando Pessoa, poeta maior de Portugal.

 TRIVIAL VARIADO

 Com o enorme talento que sempre aplaudimos e a enorme criatividade que só ela tem, a designer Cintia Klamt Motta está orientando toda a produção da decoração e cenários da Festança Boi da Lua, o maior e mais bonito evento desta temporada.

 A produção da Festança está fazendo uma releitura de muitas peças que fizeram sucesso em outros eventos do gênero realizados na primeira década deste novo milênio. Tudo muito colorido e indiscutivelmente bonito.

 Pelé, o Rei do Futebol, em carta aberta, fez pedido para Vladimir Putin acabar com a guerra na Ucrânia. A meritocracia só é real quando as pessoas estiverem disputando nas mesmas condições.

 Desde sábado, pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todo o Brasil. O Ministério da Saúde publicou duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose.

 No assunto: a recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. Em nota, o Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação.

Em tempo: as vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.