Música

Duo Santoro se apresenta pela primeira vez em São Luís

O evento vai acontecer no Teatro João do Vale, no dia 18 de junho, em turnê nacional, com entrada gratuita.

Divulgação / Assessoria

- Atualizada em 30/05/2022 às 16h13
Em São Luís, o duo fará as estreias mundiais de obras de Ricardo Bordini e Joaquim Santos.
Em São Luís, o duo fará as estreias mundiais de obras de Ricardo Bordini e Joaquim Santos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Pela primeira vez em São Luís, os gêmeos cariocas mais conhecidos do violoncelo brasileiro farão no dia 18 de junho, sábado, às 17h, o concerto da turnê “O compositor é vivo!” no Teatro João do Vale. A turnê nacional, que teve início em Mariana (MG) e já percorreu as cidades de Corumbá (MS), Vitória (ES) e Belém (PA) chega à capital maranhense, promovendo e divulgando a música clássica de compositores brasileiros vivos, ressaltando sua importância e qualidade musical. 

Em São Luís, o duo fará as estreias mundiais de obras de Ricardo Bordini e Joaquim Santos. Com entrada gratuita, o espetáculo terá também transmissão ao vivo pela internet (Facebook/duosantoro). No dia anterior, 17, o duo fará duas apresentações para alunos da rede estadual de ensino, com apoio da Secretaria Estadual de Educação. Os concertos didáticos serão realizados às 10h no Centro de Ensino Maria José Aragão (Cidade Operária) e às 15h, na Escola Centro Educa Mais João Francisco. Alunos das escolas vizinhas também irão participar, reunindo nos dois concertos um total estimado de 800 crianças da rede pública. 

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, o projeto apresentará dez músicas inéditas de compositores nascidos ou residentes em Belém (PA), Corumbá (MS), Mariana (MG), São Luís (MA) e Vitória (ES), cidades que estão recebendo os concertos. Todas as músicas compostas exclusivamente para o projeto terão suas partituras disponibilizadas para acesso e download gratuitos na plataforma Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br), o maior portal de partituras de música brasileira, que é também patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.

A maioria dos concertos tem entrada gratuita e são precedidos de masterclasses gratuitas destinadas a alunos, professores e músicos de violoncelo, e concertos didáticos destinados exclusivamente a escolas públicas e projetos sociais. Aos professores, será destinado caderno digital com sugestões de atividades de ensino de música. 

Ao final do projeto, o Duo Santoro entrará em estúdio para gravar seu terceiro álbum com as dez composições inéditas apresentadas nos concertos. O lançamento está previsto para novembro nas principais plataformas digitais.

Todos os eventos presenciais são acessíveis para pessoas com deficiência. É necessário preencher o formulário a seguir para que os serviços sejam disponibilizados da melhor forma: https://forms.gle/3nos5hGDERvrPdbZA. 

Duo Santoro

O Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York.

Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

SERVIÇO

Duo Santoro apresenta “O compositor é vivo!” em São Luís/MA
Data: 18/06 (sábado)

Horário: 17h

Local: Teatro João do Vale

Endereço: R. da Estrela, 283 - Centro, São Luís

Entrada gratuita

Retirada dos ingressos apenas no dia do concerto na bilheteria do Teatro a partir das 15 horas.

Capacidade do teatro: 200 lugares

Retirada dos ingressos na bilheteria no dia do concerto.

Classificação: Livre

Este concerto será transmitido ao vivo pelo Facebook/duosantoro

Inscrições gratuitas para a MASTERCLASS no link: https://forms.gle/583qDHvVT7DJw3aR6

Informações: www.cintiapereiraproducao.com

Dia 17/6 - Concertos Didáticos (apenas para alunos da rede estadual de ensino)

às 10h - Centro de Ensino Maria José Aragão (Cidade Operária)

às 15h - Escola Centro Educa Mais João Francisco

 

PROGRAMA:

Ernani Aguiar: Bifonia Nº 6 “Santoros”

Ernst Mahle: Cantilena e Chorinho

João Guilherme Ripper: Cantiga e Desafio

Dimitri Cervo: Pedro e Marcela

Estreia Mundial Local 1*   

Estreia Mundial Local 2*   

André Mehmari: Valsa de Esquina

Oswaldo Carvalho: Estação Feira de São Cristóvão

Adriano Giffoni: Sandrino no Choro

*Obras de Ricardo Bordini e Joaquim Santos


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.