SÃO LUÍS - Uma grande comemoração ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, instituído pela Lei 4.698/2006 será realizada na manhã deste domingo (8), a partir das 11h30, na frente do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.
O cortejo dos blocos seguirá para a Feirinha São Luís, programa dominical que se estrutura ao longo da Praça Benedito Leite, ruas de Nazaré e do Egito e Largo do Carmo, no Centro Histórico, e contará com a participação da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, que serão representadas por 16 agremiações de blocos tradicionais.
A data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais, 8 de maio, é o dia de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco tradicional Os Foliões e considerado uma grande personalidade do carnaval maranhense. Walmir morreu em 27 de junho de 2010.
Os blocos tradicionais são uma importante manifestação cultural ludovicense, que alegra os carnavais de São Luís há mais de um século, cujos ritmos entoados são oriundos da fusão de sons obtidos pelos tambores contratempo, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés. Além destes instrumentos, mais recentemente, também foram incorporados os de corda, como banjo, violão e cavaquinho, o que resulta em diversos estilos musicais.
Saiba Mais
- Escola de Música do Maranhão celebra 48 anos e retoma atividades paradas pela pandemia
- Sexta-Feira 13: Conheça os objetos que você precisa se livrar imediatamente
- Exposição marcará reabertura da Casa de Arte Barrica
- Língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo
- ‘’Vem Festejar!’’ Projeto Do Nosso Jeito apresenta cacuriá, reggae e bumba meu boi na Praça Deodoro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.