Cultura

Crônicas de exílio em lançamento de livro

Augusto Cesar Maia, o Augusto Tampinha, lança, nesta sexta-feira, às 17h, no Café do Ponto, no São Luís Shopping, o livro de crônicas “No Exílio com Gutenberg”

Evandro Júnior/ Na Mira

Atualizada em 29/04/2022 às 17h29
Augusto Tampinha é autor do livro
Augusto Tampinha é autor do livro "No Exílio com Gutenberg"

“No Exílio com Gutenberg” é o título do livro que o poeta, cronista e compositor maranhense Augusto Cesar Maia, o Augusto Tampinha, lança nesta sexta-feira (29), às 17h, no Café do Ponto, no São Luís Shopping (Jaracati). A obra reúne crônicas publicadas pelo autor no Caderno Alternativo, do jornal O Estado do Maranhão, entre os anos de 2008 e 2013.

Depois do evento no São Luís Shopping, o livro será lançado, também, no Pioneiro Bar (Avenida Litorânea), no dia 30, às 17h, e no Espaço do Projeto Livro na Praça (Praça Benedito Leite), dia 1º de maio, às 11h, durante a programação da Feirinha São Luís.

Segundo Augusto Tampinha, o título do livro alude a sua transferência para o Rio de Janeiro, para onde migrou a trabalho e onde teve a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis, parte delas relatadas em seus textos. Ao mesmo tempo, ele homenageia Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, criador da impressão por tipos móveis.

“Quero levar ao conhecimento das novas gerações acontecimentos interessantes, contemporâneos e pitorescos. Anotar acontecências e traçar perfis de personalidades que marcaram suas existências neste planeta. Quero me sentir útil, contribuindo para que o mundo se conheça melhor”, diz Tampinha, na suma da edição.

Com 186 páginas, “No Exílio com Gutenberg” começa com “Poema da Despedida” e termina com outro poema: “Santuário Carioca”. Ao longo da obra, recheada com mais de 20 crônicas, o leitor poderá se deleitar com as mais diferentes histórias contadas de uma forma leve, simples e descontraída. Em um dos capítulos, ele descreve um convite que recebeu para participar da tradicional festa junina promovida pela cantora Alcione em sua residência no Rio.

 “A festa rolou das vinte até às quatro e meia da matina. E eu, como sempre, que só saio com a vassoura, fiquei até o final em companhia de Mart’nália, bebendo ‘xéris’, servido entre conversas de ponta de rua, na luxuosa companhia do clã Nazareth”, escreve Tampinha.

Paris - Em outro capítulo, ele descreve uma experiência na capital francesa, de uma forma lírica e poética. “Afinal, ali, onde também se sentaram Jean-Paul Sartre e outros tantos ilustres, era o lugar perfeito para meditar e compreender a humanidade. E foi assim, envolvidos por esta atmosfera nostálgica, que eu, Élia, Raimundo Santos e sua mulher Suely, nos inauguramos em Paris, numa fria tarde de outono, com receio do desconhecido e a alegria de estarmos na Cidade Luz”.

Augusto Tampinha afirma que decidiu realizar um lançamento itinerante porque, assim como o artista, o escritor também precisa ir aonde o povo está. “A ideia é sair dos salões e levar para a rua, onde o acesso à literatura é mais democrático”, finaliza.

 Serviço

O quê

Lançamento do livro “No Exílio com Gutenberg”, de Augusto Tampinha

Quando

Nesta sexta-feira, às 17h

Onde

Café do Ponto (São Luís Shopping)

Preço do livro: 50,00

----------------------------

Programação do lançamento itinerante

Dia 30 – Pioneiro Bar (Avenida Litorânea), às 17h

Dia 1º de maio – Projeto Livro na Praça (Praça Benedito Leite), às 11h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.