Cinema em Debate

AML inicia Projeto Cinema em Debate com exibição inédita de “Maktub”

O projeto promove debates mensais sobre diversas produções audiovisuais regionais e nacionais, com foco na literatura.

Na Mira / ASCOM

Atualizada em 12/04/2022 às 14h18
Os acadêmicos Felix Alberto, Joaquim Haickel e Ney Bello Filho durante o Projeto Cinema em Debate lançado pela AML
Os acadêmicos Felix Alberto, Joaquim Haickel e Ney Bello Filho durante o Projeto Cinema em Debate lançado pela AML (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Academia Maranhense de Letras (AML) iniciou, na última sexta-feira (8), o Projeto Cinema em Debate com a exibição inédita, no Maranhão, do curta-metragem “Maktub”, dirigido por Joaquim Haickel e Coi Beluzzo, baseado nos contos do escritor e jurista Ney Bello Filho. O projeto tem por objetivo promover debates mensais sobre as mais diversas produções audiovisuais regionais e nacionais, com foco na literatura.

Leia também: Academia Maranhense de Letras realiza lançamento de livros sobre Maria Firmina dos Reis

O evento iniciou com a exibição de “Maktub”, que é a adaptação dos três contos “O retrato e a certidão”, “O camundongo nº 6” e “Diversos de mim mesmo” do escritor Ney Bello Filho. Na sequência foi realizado um debate sobre os aspectos literários do curta, conduzido por Joaquim Haickel e Ney Bello Filho. Nesse momento, foram feitos comentários e perguntas sobre a produção e as questões que permeiam as adaptações literárias para o cinema.

Na oportunidade, Haickel destacou a honra de iniciar o Projeto Cinema em Debate com “Maktub”. “O projeto da Academia é extraordinário por promover discussões literárias sobre produções audiovisuais. E começar com ‘Maktub’ é uma grande honra, principalmente, por ser uma produção de um acadêmico baseado nos contos de outro acadêmico”, frisou.

O escritor e jurista Ney Bello Filho elogiou a ideia do cineasta Joaquim ao dirigir o seu olhar aos contos de sua autoria, dando vida ao que escreveu. “Foi um prazer ter meus contos adaptados em um curta-metragem”, disse.

A vice-presidente da AML, Laura Amélia Damous, explica que a exibição inicia um grande projeto com propósito de levar a comunidade maranhense em geral para dentro do espaço da Academia. “Estamos abrindo cada vez mais as portas da Academia Maranhense de Letras. O primeiro encontro do Projeto Cinema em Debate concretiza esse nosso anseio de estimular todos que têm interesse em nos visitar e participar das nossas produções e discussões”, finalizou.

O Projeto Cinema em Debate será realizado mensalmente pela Academia Maranhense de Letras, que já está em produção para próxima exibição, no mês de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.