Exposição

Fórum de São Luís abre agenda anual de exposições com obras de Djalma Raposo

As obras ficam em exibição desta terça-feira (1º) até o dia 28 de fevereiro.

Divulgação / CGJ-MA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h27
Cinco telas do artista em exposição abordam a temática da arte sacra.
Cinco telas do artista em exposição abordam a temática da arte sacra. (Foto: Divulgação / CGJ-MA)

SÃO LUÍS - A Galeria Celso Antônio de Menezes, localizada no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), abre a agenda de 2022 com a exposição de telas do artista plástico Djalma Raposo. As obras ficam em exibição desta terça-feira (1º) até o dia 28 de fevereiro.

O espaço está aberto ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o acesso ao Fórum é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, como determina a Portaria-GP N° 48/2022, e o uso de máscara facial também é obrigatório no prédio.

As cinco telas em exposição abordam a temática da arte sacra e foram produzidas com a técnica óleo sobre tela. Entre as obras destacam-se: Jesus Cristo 1; Jesus Cristo 2; Nossa Senhora de Fátima; Mãe de Jesus e Ave Maria. Djalma Raposo é um dos 25 artistas plásticos com trabalhos na exposição permanente na Galeria Floriano de Araújo Teixeira, no Fórum de São Luís, com a tela “Jesus é o caminho”, em que ele usou a técnica óleo sobre tela. A galeria permanente foi inaugurada em novembro de 2021.

Djalma Raposo

O artista nasceu em São Luís, no dia 6 de abril de 1964. Ainda na infância iniciou os primeiros traços, demonstrando criatividade e talento através de desenhos e pinturas, quando fazia seus trabalhos escolares. Autodidata, somente na década de 80 experimentou a pintura óleo sobre tela, sendo até hoje sua principal expressão artística, com estilo figurativo, explorando expressões humanas.

No ano de 2000 ingressou no curso de Educação Artística na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mesmo ano em que fez sua primeira exposição individual, no Sesc, com o título 'Cores do Maranhão', em que retratou a cultura popular com ênfase no bumba-boi. No mesmo período realizou mais duas exposições na cidade de São Luís, no Palacete Gentil Braga (UFMA) e no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Sua última exposição, a 11º individual, foi em 2020. Também participou exposições coletivas e salões de arte.

Galeria

Instalada no hall do Fórum Des. Sarney Costa, a Galeria Celso Antônio de Menezes é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia).

O espaço foi inaugurado em 19 de agosto de 2014 e reformado em 2021. É aberto para exposição de artistas locais e sua finalidade é fomentar a arte junto à comunidade jurídica.

A agenda para exposições de 2022 está aberta e o agendamento pode ser feito pelo e-mail asscom_forumslz@tjma.jus.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3194-5650 (8h às 13h, de segunda a sexta-feira).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.