(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Exposição "Consciência" reúne trabalhos de 11 artistas

E mais: Live Shop em ritmo de Black Friday e Lobão filho marca presença em evento esportivo em Bacabal.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Imagem da bela exposição “Consciências”, em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão
Imagem da bela exposição “Consciências”, em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão

Exposição “Consciências” reúne 11 artistas

Um grande evento marcou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) em São Luís: a abertura, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, da exposição coletiva “Consciências”, que reúne diversos trabalhos de 11 artistas (homens e mulheres) maranhenses, de várias gerações, no Espaço de Arte Ilzé Cordeiro.

A mostra apresenta pinturas, desenhos e esculturas feitas com técnicas diversificadas. E foi construída por meio do diálogo com movimentos sociais, produtores culturais e artistas de várias localidades de São Luís e de outros lugares do Maranhão, residentes na capital.

A exposição fica em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2022.

Arte na Black Friday

As atenções dos colecionadores de arte estão voltadas para prestigiar, nos dias 26 e 27 de novembro, a artista plástica especial Marina Gondim.

A talentosa artista entra na onda do Black Friday, em sua galeria de arte, no Edifício Monumental, no Renascença II, promovendo ofertas de suas obras.

Tudo por preços verdadeiramente incríveis.

Presença do Sesi no Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova do Enem, este ano foram 3.109.762 inscritos. Para modalidade digital foram registradas 68.891 adesões.

Em São Luís e Imperatriz, mais de 170 alunos da rede Sesi de Educação enfrentaram a pandemia para concluir o Ensino Médio e finalizar os cursos técnicos em Eletrotécnica e Redes de Computadores, sendo a Educação Básica do Sesi articulada à Educação Profissional do SENAI.

“É indubitável que a pandemia da covid-19 se tornou mais um agravante para a realização da prova. Desta maneira, diante desse cenário e das crises que esses alunos enfrentaram durante o ano de 2021, a expectativa é que todos tenham calma e consigam aplicar todos os conteúdos adquiridos a fim de que possam realizar uma excelente prova no cumprimento de um bom trabalho de desenvolvimento de todas as competências que o Enem colocou como indicadores", ressaltou, confiante, o professor da Rede Sesi de Educação, Daniel Vinicius, que trabalha há mais de 8 anos na instituição e que reforça que esse processo começa desde o 1º ano do ensino médio e é focado em todas as áreas do conhecimento - Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A primeira prova foi domingo, 21, e a próxima será no dia 28.

Upgrade na moda

Grupo de 33 empresárias, de oito diferentes cidades do Maranhão, foi financiado pela Fiema, Sindvest e Sebrae, para buscar novas tecnologias, equipamentos de ponta e tendências dentro do setor de confecções.

Com o objetivo de fortalecer a indústria do vestuário maranhense e torná-la mais competitiva, após um período forçado de isolamento, causado pela pandemia, a Fiema, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral dos Estado do Maranhão (Sindvest) e Sebrae Maranhão, financiaram a participação de um grupo de empresárias do setor às feiras Maquintex e Signs Norte - Nordeste, em Fortaleza (CE).

Os dois eventos são ponto de encontro da inovação e do conhecimento para as indústrias têxtil e de comunicação visual da região.

Tecidos, equipamentos e maquinário que são tendência na confecção de roupas e peças em geral de variados segmentos da moda estão em exibição nos eventos e à disposição da comitiva maranhense, que busca trazer novidades para o Estado, especialmente para os próximos grandes eventos, como o Carnaval.

Voo regional

O senador Weverton reuniu-se, no Senado Federal, com representantes da empresa que oferecerá o voo regional para operar nos trechos Jeri-Parnaíba, Parnaíba-Barreirinhas e Barreirinhas-São Luís.

O parlamentar e o deputado federal André Fufuca conseguiram viabilizar esse voo, sendo que a Voepass atenderá a Rota das Emoções.

Possível greve

Uma possível nova greve dos trabalhadores do transporte coletivo em São Luís não está descartada. A Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª região realizou, na tarde da última sexta-feira, reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Maranhão e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís.

A audiência foi conduzida pelo procurador do trabalho Maurel Mamede Selares, e, sob declaração do SET de não ter condições de atender a todas as exigências dos trabalhadores, nova reunião, com a presença da Prefeitura de São Luís, será marcada para depois do dia 30 de novembro.

O risco de mais uma paralisação do transporte público da capital é cada vez mais real, pois o SET já afirmou reiteradas vezes que, sem o auxílio da Prefeitura de São Luís, não há condições de atender toda a pauta de reivindicações dos trabalhos.

Fabiola e Marcelo Brasil, Presidente do Grupo Potiguar, que promoveram no domingo a I Live Shop Potiguar, no YouTube (Potigar Home Center)
Fabiola e Marcelo Brasil, Presidente do Grupo Potiguar, que promoveram no domingo a I Live Shop Potiguar, no YouTube (Potigar Home Center)

Potiguar na vanguarda do varejo

Muito mais que uma Black Friday! Sempre na vanguarda do varejo nacional, a Potiguar inova de novo e, agora, entrou na onda do comércio digital ao promover, na tarde de domingo (21), pelo seu canal no YouTube, uma experiência inédita para todos os clientes aproveitarem os mega descontos exclusivos: I Live Shop Potiguar.

Pena que só durou um dia, com a participação de Clarice e Dijé, da comédia Pão com Ovo.

Padroeira da música

Nesta segunda-feira (22), Dia de Santa Cecília, padroeira do músico e da música, o Butikin Recanto da Música, na Praia Grande, tem programação especial.

Com direção de Gustavo Correia, o show ‘De Fernando Mendes a Villa Lobos’ reunirá joias da música, com início às 19h. Em voz e piano, o show apresentará um rico repertório com clássicos da música popular brasileira, internacional e eruditas. Entre os cantores infanto-juvenis e adultos que farão apresentações está Valentina Oka.

Saúde animal

O programa 'Mais Saúde Animal' levará assistência veterinária para cães e gatos do município de Raposa. Essas ações estão sendo viabilizadas por meio da indicação de 500 mil reais em emendas destinadas pelo deputado Duarte Jr, para promoção de assistência veterinária, prevenção de doenças e de cuidados aos animais.

Os trabalhos serão executados pela Secretaria de Estado da Saúde em bairros da capital e municípios do interior do Maranhão. Entre estas, estão previstas a realização de consultas, exames, diagnóstico de doenças, vacinação e distribuição de coleiras preventivas.

Lobão Filho faz selfie para redes sociais
Lobão Filho faz selfie para redes sociais

Empresário e pré-candidato a deputado federal, Lobão Filho acompanhou, no último domingo (21), a final da Copa Ouro, no município de Bacabal. Nas redes sociais, Lobão destacou o torneio e afirmou que o município poderá sempre contar com seu apoio. O pré-candidato a deputado estadual Márcio Coutinho também participou

Horário de atendimento

A partir de amanhã (23), as agências da Caixa Econômica Federal voltarão a atender nos horários praticados antes da pandemia de covid-19. De acordo com o banco, isso vai acontecer desde que a legislação municipal não determine um padrão diferente do estabelecido anteriormente.

Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades e fusos de cada região. Em grande parte do país, o atendimento ao público acontece entre 10h e 16h. Durante a pandemia, as agências funcionaram a partir de 8h, em especial para atender demandas relativas ao pagamento de benefícios como o auxílio emergencial.

A lista com o horário de funcionamento das unidades está disponível no site da Caixa, bem como informações sobre toda a rede de atendimento do banco.

Seminário temático

O Tribunal de Justiça do Maranhão abre, nesta segunda-feira (22), às 18h, no auditório da Associação dos Magistrados, a I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. A programação variada prossegue até 26 de novembro, com seminário temático, mostra cultural, campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene, além de reuniões com entidades representativas e servidores do Judiciário portadores de deficiência.

A programação inicia com I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência. A abertura é restrita a convidados e terá transmissão ao vivo, hoje e amanhã, pelo canal do EAD ESMAM no YouTube.

O público externo poderá se inscrever durante o evento, no chat da plataforma do YouTube por meio de formulário eletrônico disponível aos interessados também para registro de suas frequências.

Fernando e Franco

A dupla sertaneja Fernando e Franco participa, nesta sexta-feira (26), do Pocket Show Live na Rádio Nova FM, a partir das 16h. Será a primeira participação dos meninos naquela proposta, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os irmãos formam, atualmente, a melhor dupla sertaneja do Maranhão. Eles cantam e encantam o público com sua afinação, profissionalismo e carisma. Sempre com agenda apertada, os artistas tocam um projeto focado e são bastante atuantes nas redes sociais.

Festival de música

O Festival BR135 está de volta agora em novembro, cheio de som e com o propósito de ativar o mercado da música com a qualidade de sempre e de forma solidária. O BRzin Instrumental foi realizado no domingo, 21, na Escadaria da Rua do Giz, em dobradinha com a feirinha criativa no Casarão Entrenós.

Já o BR135 será no sábado, 27, no Convento das Mercês. Dentre as atrações confirmadas para o Instrumental estão Samambaia Trio, Isaías Alves Quarteto e Sulfúrica Billi. E no BR do dia 27 estarão o Boi de Maracanã, Enme, Criola Beat e a banda paraense Os Amantes.

DE RELANCE

Eleição racha o PSDB

Depois de pagar R$ 1,25 milhão, para uso do aplicativo para votação eletrônica, o PSDB não conseguiu finalizar um caótico processo de eleição interna, com instabilidade no sistema desde o início da votação. Chegou-se a cogitar o uso de cédula de papel. Em nota, o partido disse que o aplicativo “não comportou a demanda dos votantes das prévias”, que os votos registrados no domingo estão preservados e que a data de retomada da votação ainda será definida.

Eleição racha o PSDB...2

O PSDB, qualquer que seja o desfecho da prévia, ficou rachado entre as candidaturas de Eduardo Leite e João Doria. Se nenhum dos três candidatos – o ex-governador do Amazonas Arthur Virgílio também disputa a indicação – obtiver maioria absoluta, haverá segundo turno dia 28 de novembro.

Vai rolar a folia do povão

E teremos Carnaval ou não? Foliões das antigas garantem que sim. O pensamento é este: o Carnaval de 2022 vai ter de qualquer jeito, ou organizado pelo Governo/prefeitura ou desorganizado feio pelo povão em cada bairro, sem sanitário, sem PM, sem nada. Quem conhece bem o maranhense, não tem dúvida de que quatro dias em casa ele não fica, principalmente com toda a família vacinada e já sem a obrigatoriedade da máscara. É esperar para ver. Pois é assim que a banda toca.

Movimentos negros

Os movimentos negros de modo geral, os de São Luís inclusos, repudiam o 13 de maio como Dia da Abolição. Foi mais enrolação. Ao invés de estabelecer programas assistenciais, pouco depois, decretou a Lei da Vadiagem – quem fosse encontrado vadiando, cadeia. A resposta ao repúdio se materializou em 2003, com a instituição do 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, há 326 anos, este sim, um quilombola que organizou um time bem orquestrado, inclusive militarmente, para enfrentar a escravidão. Quem estabelece o divisor de águas aí são os estudiosos e militantes do movimento negro.

Movimentos negros...2

Os militantes dizem que o Dia da Consciência Negra serve para o alerta contra essa coisa de tratar negros como se fossem mercadorias. E mais: a luta do movimento negro é uma resistência contra as sequelas da escravidão. Ou seja: há avanços, como as secretarias da Igualdade, da Reparação. Mas, além do racismo explícito, tem também a própria mídia, que estereotipa o negro sempre em funções subalternas.

Para escrever na pedra:

“Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado”. De Isaac Newton.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.