Tradição maranhense

Primeiro concurso de Toadas de Bumba Boi dos sotaques da Baixada e Costa de Mão ocorre neste sábado no MA

A edição de estreia do concurso é realizada em duas etapas.

Na Mira, com informações do Iphan

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Sotaque Costa de Mão.
Sotaque Costa de Mão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O 1° Concurso de Toadas de Bumba Meu Boi dos sotaques da Baixada e Costa de Mão ocorre no próximo sábado (2), no Convento das Mercês, em São Luís. O projeto, organizado pela Central de Bumba Meu Boi de Sotaques da Baixada e Costa de Mão, será realizado com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e pretende dar maior visibilidade aos mestres, cantadoras e cantadores de Bumba meu boi desses sotaques, além de promover o Complexo Cultural do Bumba meu boi, uma caracterização forte da cultura maranhense.

A edição de estreia do concurso é realizada em duas etapas. A primeira etapa de caráter eliminatório ocorreu de forma remota com as inscrições dos candidatos, análise e avaliação das toadas gravadas. Os candidatos inscritos enviaram uma toada gravada sem base (acompanhamento de instrumentos) e que resultou em 15 candidatos classificados. Na etapa final, marcada para o próximo dia 2, cada candidato se apresentará com a toada que o classificou.

De acordo com o presidente da Central de Bumba Meu Boi de Sotaques da Baixada e Costa de Mão, João Batista Gonçalves Fonseca, o evento visa fortalecer o vínculo da Central com seus associados e estabelecer um calendário de comemoração do título de patrimônio estadual alusivo ao Bumba meu boi da Baixada e de Costa de Mão. “Vamos guarnicê com nossos mestres, cantadores e cantadoras para celebrar esse e outros títulos da nossa manifestação”, disse.

Para o Superintendente do Iphan-MA, Maurício de Abreu Itapary, o concurso faz parte das ações de salvaguarda desenvolvidas pelas comunidades praticantes do Complexo Cultural do Bumba meu boi, em conjunto com o Iphan e entidades parceiras. “Essas ações reforçam e buscam fortalecer a autonomia dos grupos, além de promover mais ações de educação patrimonial e destacar ainda mais a valorização desse importante bem cultural”, pontuou.

Os Bois de Costa de Mão são originários da região do Litoral Ocidental Maranhense, tendo como berço o município de Cururupu, conhecidos pelo ritmo cadente, riqueza do bordado de sua indumentária e pela especificidade do toque do pandeiro percutido com o dorso da mão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.