Em São Luís

Ações lúdicas são realizadas em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dois de abril é o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Ações foram realizadas pela igreja evangélica Assembleia de Deus do Avivamento e Espaço Pedro Henrique. (Foto: divulgação)
Ações foram realizadas pela igreja evangélica Assembleia de Deus do Avivamento e Espaço Pedro Henrique. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção da população em geral sobre a importância de conhecer e tratar o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2018, o 2 de abril passou a fazer parte do calendário brasileiro oficial como Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 - referência mundial de critérios para diagnósticos -, pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

A Lei n.12.764 de 2012, também conhecida como Lei Berenice Piana, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Este foi um marco legal relevante para garantir direitos as pessoas com TEA. Na caminhada dos familiares de pessoas com autismo o trabalho de parceria é muito importante. No Residencial Nova Terra já existe mobilização de mães do grupo Amigos do Autista que estão se reunindo com objetivo de fazer uma Associação. A demanda é grande, precisamos fazer algo, assim se expressou a apoiadora Tereza Cristina Santos, que trabalha no entorno e faz serviços voluntários.

Em São Luís, ações lúdicas já foram realizadas pelo grupo Amigos do Autista em conjunto com a Igreja Assembleia de Deus do Avivamento CDC e Espaço Pedro Henrique proporcionando momentos divertidos e de muito aprendizado para essas famílias. As mães contam com ajuda da Equipe Puralegria que realiza atividades psicomotoras, com ricos momentos lúdicos, valorizando as potencialidades das pessoas com autismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.