Podcast

Imicast: jogos online que estão bombando na quarentena

Conheça games para jogar com os amigos usando o seu smartphone.

André Nadler / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
(Foto: Divulgação)

Com o período de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus, o smartphone se torna um grande aliado na busca por entretenimento e uma grande saída para quem quer se divertir com os amigos, mesmo com o distanciamento que a situação exige.

Para amenizar a situação, o Imirante.com pesquisou por meio das principais redes sociais, os jogos virtuais que estão sendo mais usados no formato online. Separamos cinco games que são gratuitos e que são ótimas ferramentas de diversão para você e seus amigos nesse período conturbado.

1. Gartic

Esse é o sucessor do clássico Imagem & Ação. Gartic é um game que permite você criar uma sala com vários participantes ou até mesmo entrar em alguma que já exista e esteja em formação. Nela, uma pessoa recebe uma palavra-chave ou pode escolher entre duas pessoas para desenhar. O objetivo se torna adivinhar qual é a palavra correta antes que o tempo se esgote.

Os participantes que acertarem primeiro vão somando mais pontos. Vale ressaltar que o desenhista também ganha pontos conforme cada integrante da partida for acertando. Outra bônus que pode deixar o jogo ainda mais atraente é o fato de você poder escolher um tema específico para as palavras e desenhos. Para quem já jogou alguma versão de Imagem & Ação, Gartic segue a mesma lógica. No site, você pode criar uma sala com várias pessoas ou entrar em uma sala que já existe. Uma pessoa recebe uma palavra ou deve escolher entre duas para desenhar. Os outros jogadores devem adivinhar a palavra correta antes do tempo acabar. Quem acertar primeiro, ganha mais pontos. O 'desenhista' também ganha pontos para cada pessoa que acertar. Vence o jogo quem conseguir o total de pontos necessário. Na hora de criar uma sala, é possível escolher um tema específico para as palavras e os desenhos. Há infinitas possibilidades. O jogo também tem versões para Android e iOS.

2. Stop

Quem nunca jogou aquela famosa adedonha na vida? Pois é, agora você pode curtir esse jogo de forma online e usando o seu smartphone para se conectar com um amigo. O aplicativo é bem intuitivo e você não vai demorar muito para entender como funciona o seu estilo de jogabilidade.

Para começar, você precisa criar uma sala e compartilhar esse link com outros jogadores que também estejam online. O próprio jogo vai sugerir os temas, mas você pode mudar ou até mesmo criar novas possibilidades. Assim que o a roleta girar e decidir a letra que será trabalhada para as palavras citadas, você terá um tempo limite para responder e quem completar com mais eficiência vence a rodada.

Uma excelente forma de voltar à infância. Também disponível no Android e no iOS.

3. Werewolf Online (A Cidade Dorme)

Um jogo clássico de festa é o game conhecido como "Lobisomem" ou "A Cidade Dorme". A versão online funciona de forma bem dinâmica e você precisa apenas fazer um cadastro básico usando seu e-mail ou conta da sua rede social para que seja possível convidar outros amigos para a brincadeira.

Os jogadores selecionados são divididos em três equipes. Vila, Lobisomens ou Solo. O intuito, então, passa a ser uma espécie de caça dos habitantes aos lobisomens. Já os jogadores que usarem os lobisomens deverão tentar matar todos os aldeões do jogo.

A cada rodada, assim que a noite cair, a equipe que representa os lobisomens deverá escolher um jogador para matar. No dia seguinte, a vila irá discutir para tentar desvendar quem são os lobisomens. Um ponto importante do game é que alguns personagens têm habilidades especiais que variam de salvar outro jogador até investigar alguém para descobrir em qual time está.

O fim do jogo é dado quando todos os lobisomens forem mortos ou quando a aldeia for destruída. O jogo está disponível para Android e iOS.

4. UNO!

Como estamos impossibilitados de reunir toda a galera para aquela partida de UNO!, uma saída excelente é testar a versão virtual desse clássico. O jogo é conhecido com um passatempo repleto de reviravoltas e jogadas engraçadas e mesmo distante você pode continuar se divertindo com seus amigos por meio desse game maravilhoso.

O charme do jogo consiste nas cartas especiais e na atenção que você precisa ter com as cores e número das cartas, pois cada jogador, logo no início, recebe 7 cartas. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo e então vira-se uma carta do monte. Esta carta que fica em cima da mesa serve como base para que o jogo comece.

Apesar de a versão de celulares e tablets ser um pouco diferente, trará a mesma diversão ou raiva quando alguém jogar uma carta +4 contra você. Tem versões para Android e iOS.

5. Risk

Esse game lembra o clássico War, mas possui algumas regras diferentes na aquisição de tropas, por exemplo, mas o conceito básico segue o mesmo da versão de tabuleiro.

Você deve controlar um exército e dominar as regiões do mapa disponível. O objetivo se torna conquistar o máximo de territórios possíveis, e para isso, é necessário avançar seu batalhão e duelar com as tropas adversárias por meio da sorte, ou melhor dizendo: jogando os dados.

Se vencer, domina o território, se perder, cai seu número de tropas. Podem jogar até seis pessoas na mesma sala e que vença quem tiver a melhor estratégia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.