Dicas

Pedagoga orienta como explicar para crianças sobre o novo coronavírus

A criança sente essas mudanças e, de repente, algo não dito a ela pode gerar uma ansiedade muito maior ao desconhecido.

Na Mira*

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Devemos trabalhar, principalmente, sobre a prevenção e os cuidados básicos que devem ser realizados em casa.
Devemos trabalhar, principalmente, sobre a prevenção e os cuidados básicos que devem ser realizados em casa. (Foto: Reprodução)

Com o período de isolamento social, adotado como medida preventiva para evitar a disseminação do coronavírus (COVID-19), as rotinas mudaram para adultos e crianças. Lidyane Gomes, professora de Pedagogia de uma faculdade particular de São Luís, explica os principais cuidados e atividades que podem ser desenvolvidas durante a quarentena e dá dicas para que pais e responsáveis mantenham uma rotina que gere menos impacto negativo para as crianças.

1. Conversar sobre a necessidade do isolamento social

Lidyane Gomes explica que é importante conversar com as crianças sobre o que está acontecendo. “A rotina da família tem mudado, assim como a da cidade. A criança sente essas mudanças e, de repente, algo não dito a ela pode gerar uma ansiedade muito maior ao desconhecido. Por isso, a forma mais adequada é explicar de maneira simples, para não assustar e sim oferecer conforto e amparo nesse momento”, explica.

2. Falar sobre o coronavírus, prevenção e cuidados básicos

“É interessante explicar para a criança o que está acontecendo, já que nas redes sociais e nos meios de comunicação esse assunto está sendo falado a todo momento. Devemos trabalhar, principalmente, sobre a prevenção e os cuidados básicos que devem ser realizados em casa, orientando sobre ações simples, como lavar as mãos e manter seus objetos e brinquedos limpos”, esclarece a professora da Pitágoras.

3. Manter uma rotina durante a quarentena

A rotina tem papel fundamental na dinâmica deste período, principalmente porque a maioria das escolas já estão disponibilizando vídeo-aulas e lista de exercícios online. “Por isso é importante reforçar que as crianças não estão de férias. Colocar em prática uma rotina de horários, tanto de estudos como de atividades extras, faz toda a diferença. Por estarem muito tempo em casa, a criança precisa ser estimulada a continuar os estudos e ao lazer como forma de trabalhar ansiedades e angústias decorrentes desse momento delicado”, afirma.

4. Cuidar da saúde mental das crianças para que elas não fiquem impacientes e ansiosas

Atividades lúdicas são ideais e podem ser colocadas em práticas conforme o espaço e o ambiente disponíveis – o mesmo vale para algumas modalidades de esporte. “É importante no dia a dia trazer atividades que estimulem a criatividade das crianças, pensando no seu desenvolvimento como um todo: social, cognitivo e emocional, assim como manter uma alimentação saudável” explica a professora. “Estar atento ao comportamento da criança é uma forma de entendê-la: ouvindo-a e incentivando a rotina infantil, que pode muitas vezes ajudar toda família amenizando a angústia de todo ambiente, complementa a especialista da faculdade.

5. Dicas para o dia a dia durante o distanciamento social

A pedagoga reforça que a dica principal é tentar levar com suavidade o período de quarentena e ajustar, como for possível, já que muitos pais estão trabalhando em home office. Por isso, Lidyane Gomes separou algumas sugestões:

Horário de estudos para crianças não perderem a rotina (atividades escolares ou mesmo a leitura de um livro);


Atividades da rotina da casa: pode-se aproveitar para inserir a criança na rotina da casa e suas responsabilidades, dependendo de sua idade. Dessa forma, o pequeno também pode perceber seu papel na família, desde cuidar do cachorro, arrumar o quarto, ajudar a preparar as refeições ou lavar uma louça;


Assistir TV e usar o computador são atividades que devem ser liberadas com cautela. O ideal é que o horário seja controlado, até porque há um excesso de notícias negativas circulando e podem gerar ansiedade. O mesmo vale para o uso de videogames;


Aproveitar momentos familiares é a dica de ouro, pois neste período a companhia familiar traz conforto e é uma oportunidade para estreitarmos os laços;


Aproveitar um pouco de ócio. A criança pode experimentar momentos sem atividades ou com brincadeiras sem finalidade pedagógica. Apenas não fazer nada ou brincar com algo que traga satisfação gera também bem-estar. O ócio é criativo! E isso vale para os adultos também.

*Com informações de assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.