Arte

IFMA abre inscrições para Festival de Artes

Evento ocorrerá de 22 a 24 de outubro, como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Divulgação / IFMA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Ensino ou por e-mail.
As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Ensino ou por e-mail. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Até o dia 18 de outubro, estão abertas as inscrições para o VII Festival de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Fotografia e Poesia Estudantil do IFMA – Campus Maracanã. Podem inscrever trabalhos, em todas as modalidades, estudantes matriculados na Rede Federal de Educação. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro, como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Na linguagem cênica, serão aceitas apresentações de peças teatrais, performances, esquetes, musicais, monólogos, teatro de bonecos, pantomima, entre outras. A dança inclui coreografias, performances, apresentações regionais, apresentações de época. Para a linguagem poesia, podem ser feitas declamações poéticas individuais, declamações poéticas em dupla ou grupo, declamações poéticas autorais ou não autorais.

A linguagem visual envolve desenhos, pinturas, esculturas, grafitagem, instalação, obra viva, happening, intervenção artística e vídeo arte. Apresentações individuais e em grupo (bandas) podem concorrer na linguagem musical. Na linguagem fotografia, o evento receberá inscrições de até cinco fotos no tamanho 15×21.

“O trabalho com a arte contribui para a ampliação de experiências estéticas e poéticas, para uma percepção mais livre e completa da realidade, pela percepção de outras culturas, valores e conhecimentos. Também estimula o desenvolvimento de investigações voltadas para a dimensão estética do conhecimento, compreendendo práticas e manifestações das linguagens artísticas”, explicou o professor Arnaldo Cunha, coordenador do festival.

Quem tiver interesse em participar deverá preencher a ficha de inscrição, informando a ficha técnica, nome do trabalho, autor ou autora, nome completo dos participantes (atores, atrizes, artista plástico, dançarino, fotografo, poeta), sinopse do trabalho artístico, ou seja, caracterização e funções do trabalho. Também é preciso apresentar uma cópia do texto teatral ou poesia ou sinopse do trabalho.

As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Ensino (com o colaborador terceirizado localizado no Departamento) ou pelo e-mail arnaldo@ifma.edu.br. Mais informações no edital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.