Literatura maranhense

Livro sobre ciência aberta é lançado na Casa de Cultura Josué Montello

A obra é de autoria da professora Adriana Oliveira.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Durante o lançamento será realizada palestra e sessão de autógrafos.
Durante o lançamento será realizada palestra e sessão de autógrafos. (Foto: reprodução/ Instagram)

SÃO LUÍS - A Casa de Cultura Josué Montello recebe nesta quinta-feira (5), às 17h, o lançamento do livro “Ciência Aberta, Direitos de Propriedade Intelectual e Autoria Colaborativa: a multidimensionalidade da Ciência Aberta”, de autoria da professora Adriana Oliveira.

O evento é uma parceria entre o Curso de Biblioteconomia da UFMA, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado do Maranhão e a Casa de Cultura Josué Montello. Durante o lançamento será realizada palestra e sessão de autógrafos.

O livro trata sobre Ciência Aberta, modelo de prática científica que, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital, visa a disponibilização das informações em rede de forma oposta à pesquisa fechada dos laboratórios. Evidenciam-se temas relacionados aos direitos de propriedade intelectual que vão para além das noções econômicas, comentando também o novo entendimento acerca da autoria colaborativa na Ciência Aberta.

“Parcerias como essa são importantes e favorecem o debate de questões atuais e que interessam a instituições que são fontes de pesquisa como a nossa, e que precisam estar prontas para novos desafios como a pesquisa em meios digitais e o desafio de implementar a ciência aberta”, destacou Joseane Souza, diretora da Casa de Cultura Josué Montello.

A obra resulta da tese de doutorado da autora, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); das suas experiências acadêmicas no doutorado sanduíche no DataONE Project da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos; e do seu aprimoramento científico durante o pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo, são seis anos de pesquisa na área.

Sobre a autora

A professora Adriana Oliveira possui uma formação acadêmica interdisciplinar. Graduada em Biblioteconomia e Direito, com especialização em Gestão Estratégica de Empresas, mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, doutorado em Ciência da Informação e pós-doutorado em Direito. Atualmente é professora colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.