Cultura popular

Centro de Cultura promove oficina de careta de Cazumbá

A oficina ocorrerá nos dias 21, 22, 23, 26 e 27 deste mês.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A proposta da oficina é trazer para o público “o fazer” de um saber eminente da Cultura Popular.
A proposta da oficina é trazer para o público “o fazer” de um saber eminente da Cultura Popular. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Como parte da Semana de Cultura Popular, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho oferece à população de São Luís uma oficina para produção de caretas de Cazumbá. O evento será totalmente gratuito.

A oficina ocorrerá nos dias 21, 22, 23, 26 e 27 deste mês, no pátio Valdelino Cécio, localizado no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, 221, Praia Grande – Centro. As vagas serão divididas para duas turmas: uma matutina (das 9h às 11h30) e outra vespertina (13h às 17h). As inscrições podem ser feitas pelo telefone, a partir dos números 3231-8166 / 3232-8839, em horário comercial.

Cada participante deverá levar seu kit, contendo uma tesoura para corte em tecido, porções de vidrilho, miçangas e agulha de costura n°08 e n°09.

A proposta da oficina é trazer para o público “o fazer” de um saber eminente da Cultura Popular, que representa um adereço do personagem Cazumbá, personagem/brincante do Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada (ou Pindaré).

Além disso, é intenção dos idealizadores promover possibilidades de empreendedorismo e a economia criativa, já que o produto a ser confeccionado pode, também, gerar renda.

A expectativa da gestora do Centro de Cultura, Ana Cláudia Moraes Damascena, é de que o curso possa estimular a valorização da cultura maranhense e o interesse da população.

“Espero que a oficina desperte o interesse nos participantes em buscar cada vez mais as importantes informações da nossa cultura: seja participando de oficinas, seja visitando nossos Museus e, principalmente, que o público possa valorizar a arte e levar o conhecimento a outras pessoas. Espero ainda que possamos atingir um bom público”, comentou Ana Cláudia.

A oficina será ministrada pelo artesão/artista plástico Pelé Fontenelle. A Semana de Cultura Popular contará com uma vasta programação em várias regiões do Estado.

SERVIÇO: OFICINA DE CARETAS DE CAZUMBÁ

Onde: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho – Rua do Giz, 221 – Praia Grande

Quando: 21, 22, 23, 26 e 27 de agosto, turmas matutina (9h às 11:30) e vespertina (13h às 17h)

Quanto: gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.