Programação

Sesc Amazônia das Artes 2016 abre nesta quinta-feira

O lançamento oficial ocorre a partir das 19h30, no Teatro Arthur Azevedo.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33

SÃO LUÍS - A diversidade cultural da região Amazônica ganha destaque na circulação 2016 do Projeto Sesc Amazônia das Artes. O evento, que atua como um espaço de circulação da produção cultural da região amazônica, oportunizando o acesso a bens culturais por meio do estímulo, difusão e intercâmbio de produtos artístico-culturais, que valorizam a diversidade das linguagens e de propostas, terá seu lançamento oficial em São Luís nesta quinta-feira (5), a partir das 19h30, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). A entrada é gratuita.

O grupo paraense Quaderna é a primeira atração do Sesc Amazônia das Artes com o show Pregões – Melodias das Ruas. Em seguida, será apresentado o espetáculo Malcriadas, com a Companhia Em Cena Ação, do Amapá, no Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo para público limitado. A programação de abertura encerra na Fonte do Ribeirão, com a performance Desalinho, com o maranhense Marcos Ferreira, iniciando às 22h.

 Exposição Desalinho, de Marcos Ferreira.
Exposição Desalinho, de Marcos Ferreira.

Após o lançamento, o projeto percorrerá os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Tocantins, Rondônia e Roraima. No Maranhão, a programação segue até o dia 15 de maio com atrações culturais dos nove Estados da Amazônia Legal e do Piauí, reunindo obras artísticas de dança, teatro, música e cinema, além da exposição fotográfica Já fui Floresta, do fotógrafo José Medeiros, lançada no dia 8 de abril e aberta ao público até o dia 6 de maio, na Galeria de Artes, no Sesc Administração, das 9h às 17h. As visitações podem ser agendadas previamente pelo telefone (98) 3216.3830.

Produções artísticas maranhenses em destaque

Sempre comprometido em divulgar as obras de raízes maranhenses, o Regional do Maranhão se destaca na edição 2016 do Sesc Amazônia da Artes com quatro artistas da terra que terão seus trabalhos compondo a programação diversificada do projeto. Desalinho, com o performer Marcos Ferreira, a intervenção literária Letralerta, de Celso Borges, a animação Chiaroscuro, de Daniel Drummond na categoria cinema e a Pequena CIA de Teatro com o espetáculo Velhos caem do céu como canivetes, representam o estado neste projeto de grande relevância na difusão de artes e cultura.

Em Desalinho, o processo de metamorfose da borboleta é explorado por Marcos Ferreira como uma metáfora as diversas variações de estereótipos do indivíduo. Já Celso Borges integra a categoria Literária e circula com a intervenção literária LetraAlerta, que estabelece uma conexão entre o texto poético, a música, o vídeo e as artes plásticas.

 O espetáculo Velhos Caem do Céu Como Canivetes.
O espetáculo Velhos Caem do Céu Como Canivetes.

A animação Chiaroscuro, de Daniel Drummond, é um curta-metragem que conta a narrativa da luta de dois organismos misteriosos que competem pela única fonte de luz em meio a uma intensa escuridão. Ela integra a programação de cinema do Projeto. Na categoria artes cênicas, o representante maranhense fica com a Pequena Cia de Teatro, com o espetáculo Velhos Caem do Céu Como Canivetes. Em um cenário pós-apocalíptico, a narrativa se desenvolve a partir do repentino surgimento de um ser não identificado que cai no quintal de um humilde catador de lixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.