Cãominhada

Palestra com Dr.Pet promove a Cãominhada

Evento aconteceu no <i>Rio Anil Shopping</i>.

Alessandra Castro/ Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

Maior especialista em comportamento animal no Brasil, Alexandre Rossi foi alvo de olhos atentos, curiosos e sedentos em aprendizado neste sábado (15), durante a sua palestra promovida pelo Grupo Mirante, no Rio Anil Shopping, como parte da divulgação da Cãominhada 2015. A noite para apaixonados por animais começou com uma animada conversa com a veterinária Alessandra Fernandes que abordou a importância da nutrição animal nos dias atuais e respondeu alguns questionamentos do público local.

Alessandra Fernandes tirou dúvidas da plateia
Alessandra Fernandes tirou dúvidas da plateia

As mais de 400 pessoas que estavam presentes, ansiavam pelo momento no qual o famoso Dr.Pet e sua companheira Estopinha iriam dar às caras no palco. Chegado o momento da palestra de Alexandre Rossi, o carismático profissional não decepcionou e fez questão de compartilhar ao máximo o seu conhecimento sobre bichos de estimação adquirido ao longo dos anos. Para a estudante de zootecnia Silva Silva, essa foi uma oportunidade única, pois o seu interesse no curso veio justamente da admiração que tem pelo trabalho de Alexandre. "Ele é uma referência na área e gostei bastante de poder conhecê-lo de perto", falou a jovem.

Silvana ficou feliz em assistir a palestra do ídolo
Silvana ficou feliz em assistir a palestra do ídolo

Walnete Costa, que trabalha com alimentos, afirmou que apesar não ser especializada nesse setor de bichos, se inscreveu de primeira no evento, pois como dona de cachorro, é válido aprender mais e mais. "É uma boa experiência e estou contando que irei tirar todas as minhas dúvidas sobre criação de animais em casa", contou.

Walnete Costa foi com as amigas ver o Dr.Pet
Walnete Costa foi com as amigas ver o Dr.Pet

O nome da noite, Alexandre Rossi, se interessou por comportamento animal ainda muito jovem, aos seis anos de idade, observando seus peixes no aquário. Ensinou-os a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. O treinamento se estendeu a coelhos, hamsters e por fim chegou aos bichos de estimação dos amigos. Suas grandes habilidades com os pets chamou a atenção de emissoras de TV e desde então vem apresentando um quadro no programa da Eliana, na TV Record e também, a atração Missão Pet, no canal por assinatura, National Geografic.

O palestrante em ação
O palestrante em ação
Muita gente marcou presença no local.
Muita gente marcou presença no local.

O conhecido como Dr.Pet cursou a faculdade de Zootecnia na Universidade de São Paulo (USP) e se especializou em Comportamento Animal. Obteve o primeiro título de especialista na área na Universidade de Queensland (Austrália), em 1997 e também trabalhou e desenvolveu pesquisas em zoológicos na Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus. Entre os seus livros publicados estão: Adestramento Inteligente, Meu Irmão, o Cão, a série Conhecendo seu melhor Amigo, Os Segredos dos Gatos, Cão de Família, Eu cuido com carinho do meu cão e Eu cuido com carinho do meu gato. Em conversa com o Imirante.com, Rossi revelou que ficou muito feliz com o convite em ser palestrante na capital maranhense e gostou de ver como os ludovicences são apegados aos seus companheiros de quatro patas.

Estopinha se divertiu na capital maranhense
Estopinha se divertiu na capital maranhense

Em sua primeira vez na cidade, o especialista levou a amiga Estopinha para dar uma volta no Centro Histórico onde clicou a cachorrinha vestida com uma roupinha típica do nosso São João. "Quero voltar para conhecer os Lençóis e Estopinha adorou a cidade", afirmou Alexandre que também deu dicas sobre como cuidar dos pets em um clima tão quente como São Luís. "Eu sempre digo que é válido tocar no local onde o pet anda ou está deitado. Se tiver muito quente pra você, estará para ele também. Dentro de casa é bom deixar água limpa sempre a disposição e procurar colocá-lo em locais frescos. Caso você perceba que o animal está com dificuldade de respiração, passando um pouco mal, um pano de água molhado como uma compressa pode minimizar o desconforto do bichinho", aconselhou o Dr.Pet.

Questionado sobre a obesidade, um mal que não atinge apenas humanos, Alexandre indicou que exercícios moderados e diminuir a ração são os primeiros passos para cuidar do peso do seu melhor amigo. "É bom avisar também que petiscos fora de hora, comida humana no caso, não são uma boa ideia, pois não possuem os nutrientes necessários e podem só agravar o aumento de peso do animal", finalizou. Vale lembrar que no próximo dia 22 de agosto, sábado, acontecerá a Cãominhada 2015 e você não pode perder essa tarde de lazer com toda a família. As inscrições foram finalizadas, mas você pode mesmo assim levar o seu amiguinho e se divertir por lá. Clique aqui e saiba mais.

Estopinha e Dr.Pet em São Luís
Estopinha e Dr.Pet em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.