Escoal de música

Livros de música serão lançados pela Escola Lilah Lisboa

O lançamento dos livros ocorrerá no auditório da Escola de Música e tem entrada franca.

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

O estudo da música por meio dos livros. Essa é a ideia de quatro professores da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa (Emem) ao produzirem material didático voltado para a teoria musical e que agora se torna realidade por meio dos livros: "Bumba Meu Boi, Som e Movimento" de Joaquim Santos e Tânia Costa; "Batucada Maranhense - Analise Rítmica dos Ciclos Culturais" do professor Rogério Leitão; "Choros Maranhenses - Caderno de Partituras" de Zezé Alves; e "Na Mosca! - Criação de Frases Cromáticas para Improvisação Jazzística", do professor Diógenes Torres. As publicações serão lançadas, nesta terça-feira (26), às 19 horas, na sede da Emem (Rua do Giz, nº 221, na Praia Grande).

O lançamento dos livros ocorrerá no auditório da Escola de Música e tem entrada franca a alunos e professores de música, músicos e o público amante da música instrumental.

O livro "Bumba Meu Boi: Som E Movimento", de autoria do professor e músico violonista Joaquim Santos e da coreógrafa Tânia Ribeiro, é a publicação de pesquisas realizadas em 2010, e que traz uma análise coreográfica e musical detalhada dos cinco abrangentes sotaques do bumba meu boi. Na publicação, os autores fazem transcrições de toadas conhecidas da cultura maranhense por meio de partituras, e suas polirritmias.

Projeto contemplado no Edital Universal de Cultura de 2010, da Secretaria da Cultura, o livro ""Batucada Maranhense - Análise Rítmica dos Ciclos Culturais", é de autoria do músico baterista, professor de bateria e pesquisador da cultura popular maranhense, Rogério Leitão. “No livro apresento método de análise e interpretação dos ritmos formadores das manifestações culturais maranhenses, que tem por objetivo principal analisar a parte rítmica destas brincadeiras, que estão divididas e classificadas segundo o conceito de ciclo Cultural”, informou o professor.

Desenvolvido pelo flautista, violonista, compositor e professor Zezé Alves, com patrocínio do Banco do Nordeste, o livro "Choros Maranhenses - Caderno de Partituras" é um registro de parte da produção "chorística" maranhense de 1950 até os dias atuais. “Nesse intervalo de seis décadas de produção musical, certamente muito se fez em termos de Choro no Maranhão. São diversas gerações de compositores, músicos e instrumentistas que, nesse período, com maior, menor ou nenhuma visibilidade, conseguiram dar continuidade, em terras maranhenses, à prática do Choro, enquanto linguagem musical”, destacou Zezé Alves.

O foco principal do livro "Na Mosca! - Criação de Frases Cromáticas para Improvisação Jazzística", de autoria do contrabaixista, violonista e professor Diógenes Torres, é oferecer ao estudante de música as ferramentas necessárias para construção e utilização de suas próprias frases para improvisação jazzística. “Apresento uma metodologia inovadora de um dos processos de criação de frases melódicas para improvisação jazzística com uso do cromatismo, tendo o sistema de "nota alvo" como base”, frisou o músico. No livro uma breve abordagem histórica sobre a incorporação de "notas estranhas" à música tonal europeia estabelecendo fundamentos à utilização da aproximação cromática nos improvisos no jazz, é destacada.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.