Balacobaco: Rita Lee estréia turnê nacional

Jamari França - Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

RIO - O caldeirão da Vó Rita vai fumegar neste final de semana com a temporada de abertura da turnê Balacobaco no Rio de Janeiro. E um dos ingredientes mais picantes da poção mágica da nossa bruxinha do bem será ''I wanna be sedated'', dos Ramones.

- Essa é do lobby do Beto. Desta vez me sinto mais corajosa de colocar mais músicas do disco novo sem medo de ser feliz. Vamos tocar ''A gripe do amor'', ''Balacobaco'', ''Amor e sexo'', ''Tudo vira bosta'', ''Copacabana boy'', ''Hino dos malucos e coisas que há séculos não tocava, como ''Esse tal de roquenrou, Perto do fogo, Coisas da vida e ''Top top''. Tem uma mistura muito boa aí.

Uma das mais geniais do novo disco é ''Hino dos malucos'' porque ela, com cinco décadas de maluquez e 57 anos de vida nas costas, entende do riscado.

- Um maluco mais experiente é um maluco superior. Eu costumo dizer que a grande rebeldia dos meus filhos é a caretice. Eu acho que é isso mesmo, acho careta quem toma drogas, hoje. Essa meninada de hoje tem acesso a tudo. No meu tempo, para sentirmos ares de liberdade, era preciso tomar um ácido.

''Tudo vira bosta'', uma pérola que o veterano Moacyr Franco mandou para ela é uma reflexão sobre a vida nossa de cada dia mas também se aplica ao cotidiano.

- Mais fácil dizer o que não virou bosta neste fim de ano - diz Rita, que deu uma giradinha discreta de metralhadora comentando fatos recentes.

A sagração de Mick Jagger como cavaleiro do império britânico?

- Nos Stones, quem sempre gostei bem mais, que é o legítimo doidão é o Keith, o Jagger é bem social climber.

Rita também dá uma discreta torcida de nariz para os atuais donos do poder.

- Existe um lado de incoerência do PT, por exemplo, com relação à Heloísa Helena e aos radicais... os PTs sempre foram coerentes na votação deles, na hora de continuar na coerência, que é uma loucura ser político e coerente ao mesmo tempo, eles expulsaram, o que me deixou chocada. Fiquei meio decepcionada com certas pessoas do PT, ainda bem que sou do Partido Verde, PV na veia, sempre! Em compensação, o melhor ministro da Cultura que tivemos até hoje foi o Gilberto Gil, sem dúvida.

E os americanos sujando os dedinhos nos nossos aeroportos?

- Pois é, fico imaginando a cena: o Bush entrando no Brasil e sendo obrigado a colocar a impressão digital lá... e aí descobrem que ele só sabe fazer um 'x'.

Rita distribui suas bençãos para alguns talentos revelados em 2003 como o grupo Dona Zica, capitaneado pelas filhas de figuras de ponta da vanguarda paulista, Anelis Assumpção (de Itamar Assumpção) e Iara Rennó (Carlos Rennó e Alzira Espíndola) - "é muito doido" - e chama de "filhas, sem dúvida", Maria Rita e Preta Gil.

Também promete uma nova e quentíssima temporada do 'Saia Justa', o sarau que ela divide no canal GNT com Marisa Orth, Fernanda Young e Monica Waldvogel

- Diga ao povo que ficamos. A química das quatro é perfeita, a GNT é só elogios pra gente e nós adoramos fazer, nos damos muito bem, não tem ego. É uma delícia encontrar com elas toda semana pra fofocar. De repente ganhei essas amigas muito carinhosas, inteligentes, maravilhosas e, de quebra, Suzana Villas Boas que é uma mulher porreta ... ainda faremos muitas coisas juntas, nos aguardem!

Lovely Rita está com a corda toda e não dá sinais de cansaço ou de pensar em aposentadoria.

- Eu gostaria de nascer na família do Antonio Ermílio de Moraes, mas ainda assim não deixaria a música, porque adoro mexer com isso, jamais iria parar, continuo achando a melhor profissão de existe. Acho chiquérrimo morrer no palco. Tô achando que essa turnê vai ser uma delícia!

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.