Mestre e aprendizes em mostra

Alunos de oficina ministrada por Ivagner Thony apresentam seus trabalhos na mostra O Jovem na Tela do Futuro.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A natureza, os casarões, os monumentos e o patrimônio histórico de São Luís são a fonte de inspiração para a mostra O Jovem na Tela do Futuro, que será inaugurada segunda-feira, às 18h, na galeria do Artista Plástico, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). Ao todo, a exposição reúne 50 quadros na técnica óleo sobre tela.

Os trabalhos, em tamanhos que variam de 30cm x 40cm a 40cm x 80cm, são o resultado da oficina de pintura realizada no Centro Espírita Humberto de Campos, entre os meses de maio e setembro, sob coordenação do artista plástico Ivagner Thony.

Trinta jovens, entre 16 e 20 anos de idade, participaram da oficina, desenvolvida dentro do projeto de Capacitação Solidária. Todos são das comunidades do São Cristóvão II e Cidade Operária.

A mostra foi idealizada para que os alunos pudessem apresentar o resultado do que foi aprendido em sala de aula. “O interesse e a dedicação pela pintura, foi o que mais motivou esses jovens a prosseguirem no estudo, aprimorando a cada aula o aprendizado para no final, realizarem a exposição”, comenta Ivagner.

O material do curso foi fornecido pelo programa Capacitação Solidária, por intermédio do Sebrae. Parte da renda obtida com a venda dos quadros ficará com os artistas expositores, como forma de incentivo para continuar produzindo.

Esculturas - No mesmo espaço também será reinaugurada a mostra de esculturas Transformação, do artista plástico e orientador da oficina Ivagner Thony. A exposição reúne 15 peças em tamanhos e formas variadas e já foi exposta recentemente no Palacete Gentil Braga.

Ivagner utiliza raízes e troncos de árvores para produzir suas peças. “Transformação é a modificação da raiz e de troncos deteriorados pela ação do tempo que foram trabalhados pelas mãos do artista para serem observadas como obra de arte e servir também como peças decorativas”, comenta o escultor.

Serviço

Exposição: O Jovem na Tela do Futuro, com obras de

alunos de oficina de pintura

Vernissage: Segunda-feira, 30, às 19h

Onde: Galeria do Artista Plástico, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)

Exposição: Transformação, de Ivagner Thony

Vernissage: Segunda-feira, 30, às 19h

Onde: Galeria do Artista Plástico, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)

Período: Até 9 de outubro; aberta das 9h às 19h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.