Menores de 15 anos deverão ser acompanhados pelos pais

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A equipe responsável pela realização do Marafolia 2002 já está ultimando providências para que o evento seja realizado, mais uma vez, de acordo com as normas previstas na Portaria nº 006/2001, referente à presença de foliões menores de 15 anos no corredor da folia. Ontem, o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Tyrone José Silva, voltou a esclarecer os procedimentos que serão tomados durante a realização da micareta.

O juiz lembrou que será expressamente proibida a participação de foliões com idades inferiores a 15 anos nos blocos que desfilarão na avenida Litorânea após as 22h. Para os adolescentes com idades variando entre 15 e 17 anos, a portaria prevê a apresentação da autorização por escrito dos pais ou responsáveis diretos dos jovens aos comissários do Juizado que estarão circulando no local da festa.

Com relação à presença de jovens foliões nos camarotes, o juizado informou que não haverá nenhum problema, pois, neste caso, os adolescentes costumam estar acompanhados dos pais, ou responsáveis, os quais assumirão total responsabilidade sobre os mesmos se, por ventura, ocorrer qualquer incidente.

A exemplo do ano passado, a equipe do Marafolia 2002 já está preparando os documentos oficiais que devem acompanhar os foliões, juntamente com os kits da folia, os quais serão entregues a cada um dos participantes dos blocos na semana do evento.

As autorizações trarão espaços em branco para serem colocadas informações referentes aos foliões e a seus responsáveis, tais como endereço residencial, telefone e assinatura dos pais.

ASSINATURA - Segundo Tyrone, aqueles foliões cujas idades correspondem ao que está previsto na portaria 006/2001, não devem esquecer de pedir aos pais para assinarem o documento antes de se dirigirem à avenida Litorânea, pois as equipes do Juizado estarão acompanhadas por policiais militares durante as abordagens. “Estaremos agindo na mais plena discrição, mas, se nossos comissários detectarem alguma desobediência à norma, o jovem será convidado a deixar a avenida e será encaminhado aos seus responsáveis”, assegurou o juiz Tyrone Silva.

O juiz fez questão de ressaltar o grande empenho da equipe do Marafolia em regularizar a participação dos jovens no evento todos os anos.

Ele lembra que, no ano passado, as apresentações dos blocos transcorreram de forma tranqüila e nenhum menor foi encontrado pelos comissários praticando alguma irregularidade.

‘Todos traziam suas devidas autorizações. Este ano, tenho a certeza de que não será diferente, até porque sabemos que o Marafolia é um dos parceiros da campanha ‘Maranhão pela paz’, do Tribunal de Justiça, e já se comprometeu em nos ajudar na fiscalização”, destacou Tyrone.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.