Doença cardíaca mata cada vez mais jovens

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Amanhã, 29, é o Dia Mundial do Coração e médicos fazem o alerta de que somente este ano 120 mil brasileiros deverão morrer por causa de complicações cardíacas. Os pacientes com problemas cardíacos são cada vez mais jovens. Em contrapartida, os especialistas utilizam recursos tecnológicos cada vez mais modernos para combater os males do coração, que matam cerca de 13% da população.

Se há três décadas as doenças cardiovasculares eram comuns em homens a partir dos 40 anos e em mulheres depois dos 50, agora a realidade é outra.

Além dos idosos, pessoas que estão na faixa etária dos 30 anos que não fazem exercício físico moderado, (caminhar pelo menos 30 minutos por dia), não evitam o tabagismo, o estresse e a obesidade, entre outros, estão na lista dos pacientes em potencial para desenvolver doenças do coração. A procura pelo setor de Cardiologia do Centro Médico é um exemplo disso.

“Um professor de Educação Física de 36 anos chegou aqui com insuficiência coronariana (infarto) causada pelo uso do cigarro. Estudos indicam que o cigarro em qualquer quantidade é um verdadeiro veneno para o coração”, alerta o médico especialista em Hemodinâmica, Gilberto Castelo Branco.

Mas não é só o tabagismo que figura como o vilão do coração. Outros elementos como obesidade, colesterol alto, cafeína em excesso e estresse colaboram para que disfunções no coração apareçam mais cedo ou se agravem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.