Cientistas "cultivam" dentes naturais de porcos em laboratório

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

BOSTON -- Uma equipe de cientistas do Instituto Forsyth, em Boston, anunciou que conseguiu fazer crescer dentes de porcos em ratos.

A descoberta pode ser uma revolução odontológica, já que, segundo os pesquisadores, os resultados sugerem a existência de células-tronco dos dentes, que permitiriam que uma pessoa repusesse um dente perdido por um idêntico, feito através da manipulação de suas próprias células.

O procedimento consistiu em extrair células de dentes de porcos de seis meses de idade, tratando-as com enzimas e, depois, colocando-as em uma pequena estrutura biodegradável -- pequenos pedaços de polímero projetado para atuar como um molde para o tecido em formação.

Os pesquisadores implantaram as pequenas estruturas nos abdomens dos ratos e, dentro de 30 semanas, pequenas coroas dentárias, com esmalte e dentina, haviam se formado.

Os cientistas do Instituto Forsyth foram os primeiros a produzir em laboratório uma estrutura dental complexa a partir de células individuais.

Os pesquisadores disseram esperar que, dentro de cinco anos já possam desenvolver dentes de um tamanho e tipo específico e que, dentro de dez anos, seja possível regenerar dentes humanos.

Os resultados da pesquisa serão publicados na edição de outubro do Journal of Dental Research.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.