Cultura Maranhense

Tradição das benzedeiras maranhenses vira documentário

O sociólogo maranhense, Reinaldo Guimarães, participa das filmagens.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - O sociólogo maranhense Reinaldo Guimarães, que está participando da quinta edição do projeto “Revelando os Brasis”, iniciou as gravações do documentário “As benzedeiras do Azeitão”. A filmagem foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em São Domingos do Azeitão, a 600 km de São Luís.

 O filme é uma forma de registrar a tradição e despertar o interesse dos mais novos”, destaca o sociólogo Reinaldo Guimarães. Foto: Ratão Diniz
O filme é uma forma de registrar a tradição e despertar o interesse dos mais novos”, destaca o sociólogo Reinaldo Guimarães. Foto: Ratão Diniz



Reinaldo é um dos vinte vencedores da última edição do projeto que recebe o apoio da Petrobras Cultural desde 2004 e busca a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual. A ação oferece aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar suas próprias histórias por intermédio do cinema, além de expor a diversidade cultural do Brasil.


Para dar vida ao roteiro, Reinaldo frequentou oficinas gratuitas de produção audiovisual, no Rio de Janeiro. Para o sociólogo, o documentário será uma forma de trazer à memória o papel destas personagens no meio rural, costume que vem se perdendo com a mudança de gerações. “As benzedeiras de São Domingos do Azeitão têm idade entre 50 e 60 anos. Com a falta de interesse em aprender o ofício pelos mais novos, esse costume tem se perdido. O filme é uma forma de registrar a tradição e despertar o interesse dos mais novos”, destaca Reinaldo. O roteiro é construído com entrevistas feitas com as benzedeiras e o público que as procura para receber as rezas de proteção, feitas com galhos de folhas, flores, banhos e orações. São Domingos do Azeitão tem 7.147 habitantes.

Revelando os Brasis

Lançado em 2004, o "Revelando os Brasis" realizou quatro edições que resultaram na produção de 160 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Os filmes foram apresentados nas comunidades e nas capitais, por meio do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que promove sessões de cinema em praças e ruas dos municípios. As produções também foram exibidas em um programa de TV realizado em parceria com o Canal Futura. Na fase seguinte, os filmes do projeto ganharam lançamento em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

Quem realiza

O Instituto Marlin Azul é uma entidade sem fins lucrativos. Criada há 14 anos, a instituição promove ações comprometidas com a cultura, a arte e a educação através da democratização do acesso aos bens culturais audiovisuais. Em parceria com órgãos públicos, instituições sociais e organizações privadas, o Instituto desenvolve projetos de formação, produção e difusão audiovisual para todos os públicos.

Petrobras Cultural

O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural. Desde 2003, a seleção pública do Petrobras Cultural destinou R$ 380,7 milhões a 1.448 projetos de todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.