Em Pindaré-Mirim

Centro Cultural terá programação no mês da consciência negra

A programação é gratuita e ocorrerá no centro cultural, Rua Godofredo Viana, Pindaré-Mirim.

Na Mira, com informações da Secult/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
O primeiro dia de atividades será nesta quinta-feira (7), às 16h.
O primeiro dia de atividades será nesta quinta-feira (7), às 16h. (Foto: divulgação)

PINDARÉ-MIRIM - Durante o mês de novembro, o Centro Cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim realizará diversas atividades alusivas ao mês de consciência negra. O evento contará com rodas de conversa, desfiles, concurso de dança e coreografias, oficinas e entrega de medalha. A programação é gratuita e ocorrerá no centro cultural, Rua Godofredo Viana, Pindaré-Mirim.

O primeiro dia de atividades será nesta quinta-feira (7), às 16h, com a roda de conversa "A voz do negro na obra Úrsula", de Maria Firmina dos Reis. O debate terá a participação especial do escritor Adriano Cantanhede, especialista em Literatura Brasileira.

Leia também:

Pindaré-Mirim celebra 135 anos do Engenho Central

Balaio Literário reúne escritores do Vale do Pindaré

Mais duas rodas de conversa tratarão de temas relacionados ao mês da consciência negra. Na sexta-feira (8), o tema Religiões Afros e meios de comunicação, será conduzido pelo antropólogo e professor do IFMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), Gerson Lindoso. E no dia 13, o assunto será a Mulher Negra Brasileira, desafios e conquistas, intermediado pelos integrantes do movimento Unegro.

No dia 20 tem programação pela manhã e noite. Pela manhã a entrega da medalha João Cruz de honra e mérito cultural pela igualdade reunirá personalidades no Auditório Manoel Catarino. Já pela noite desfile da beleza negra e concursos de danças e coreografias movimentará o centro cultural.

Nos dias 27 e 28, oficinas de Danças Populares, de Jongo, Samba de Coco e Samba de Roda serão ministradas pelo Mestre Messias, do Rio de Janeiro. Outra oficina levará os participantes ao mundo da literatura de Cordel, com os ensinamentos do cordelista maranhense Moizes Nobre.

O centro cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim funciona de terça a sábado das 9 às 11h e das 16h às 21h. Aos domingos, o espaço fica aberto de 16 às 21h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.